Organização e planejamento na reta final do Enem 2015

O exame será no próximo final de semana.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo final de semana, mais de 8 milhões de alunos vão às salas de aula para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), o Piauí registrou 166.387 inscritos, que agora, após um longo período de preparação, devem se manter calmos e diminuir o ritmo de estudos.

A aprovação no vestibular depende de esforço, dedicação e principalmente, organização. É importante estabelecer objetivos claros. Especialistas revelam que os participantes do Enem devem procurar entender a prova, refazendo questões anteriores. O ideal é fazer uma questão a cada três minutos, usando um cronômetro para maior agilidade no dia do exame.

Ellen Gera, diretor da Unidade de Educação e Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), aconselhou que os estudantes revejam toda a documentação com antecedência e se organizem para não se cansar. Ele disse que os alunos devem manter calma para chegar na prova concentrados e focados.

“Organização e planejamento são as palavras de ordem para os estudantes nesta reta final, principalmente nesse momento em que já fizeram todo seu estudo e não há mais tempo para aprender assuntos novos. Planeje o dia da prova e se preparem para que cheguem tranquilos para fazer as questões”, acrescentou.

Ele lembrou também que os estudantes não podem encarar o exame como “tudo ou nada”, pois essa é mais uma etapa pela qual irão passar ao longo da vida. Dormir cedo e comer bem são fatores que também contribuem para estar bem disposto durante o período de realização das provas, para gerar, assim subsídios para o corpo e a mente do participante aguentarem todo esforço para o Enem.

A estudante Joyce Carvalho, de 18 anos, se prepara para realizar o exame oficialmente pela primeira vez e conta que vinha com um ritmo de estudos de 8 horas diárias. A jovem afirma que vai diminuir a carga horária durante essa última semana eque focará na revisão de alguns conteúdos e respondendo questões.

“Eu já havia feito a prova em anos anteriores para testar meus conhecimentos, mas essa será a primeira vez que vou fazer para valer. Agora, só estou respondendo questões e não estou tentando aprender assuntos novos”, revelou. Ela disse que passa a manhã na escola, a tarde no preparatório e quando chega em casa ainda responde algumas questões na internet e que está focando nas disciplinas que tem maior afinidade.

A jovem que almeja prestar vestibular para o curso de Educação Física, declarou que busca se manter atualizada, consumindo o conteúdo de diversos veículos de comunicação. Na semana que antecede o Enem, ela vai continuar respondendo questões até quinta-feira e adiantou que já combinou de encontrar algumas amigas na sexta-feira e relaxar para responder as provas do exame.

A Seduc-PI, com o apoio do Governo do Estado, realiza, na quarta-feira (21), a última revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o Corujão Enem, que será realizado no auditório do Theresina Hall, das 20h às 06h da quinta-feira (22). O evento é um preparatório para que os alunos tenham uma oportunidade de revisar seus conhecimentos antes de realizar a prova, que dá acesso ao ensino superior.

Ellen Gera revelou que a previsão é de que cinco mil alunos da rede pública participem das aulas no local do evento. “Nós chamamos essa revisão de Corujão da Vitória e fazemos um chamado especial para os alunos da rede estadual, mas os portões vão estar abertos para receber todos aqueles que vão realizar o Enem”, declarou.

O Corujão Enem será voltado para passar todo conteúdo do ensino médio através de questões com professores especializados nas provas do exame e que conhecem como elas são abordadas. “Esse é o momento dos famosos bizus e dicas para fazer a prova. Não é mais a hora de estudar teorias e nem iniciar um assunto mais completo, mas sim para afinar o conteúdo que já foi estudado”, disse.

O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. O material didático será distribuído gratuitamente aos alunos e também será servido lanche no intervalo programado. A Revisão Enem Seduc será transmitida ao vivo pela TV Meio Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES