Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos faz inclusão com música

O projeto atende a 80 alunos que estudam instrumentos de cordas.

Avalie a matéria:
Orquestra de Cordas faz inclusão com música | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de levar música para crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos, o Projeto Música Para Todos firmou uma parceria com a Universidade Federal do Piauí há 7 meses criando a Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos.

Atualmente, o projeto atende a 80 alunos que estudam instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e canto.

De acordo com o professor e regente da orquestra, Cássio Martins, a orquestra permite a estas crianças e adolescentes se inserirem na sociedade através da música.

“O projeto não tem a intenção de tirar as crianças da rua, mas evitar que elas fiquem nas ruas. Queremos com essa iniciativa dar a elas oportunidade de conhecerem o mundo das artes para que sejam culturalmente enriquecidas através da música de qualidade”, disse.

Os alunos que mais se destacam nas escolas que já têm o curso de flauta são convidados a participar do projeto. Na orquestra, eles aprendem desde a apresentação dos instrumentos até o regimento da orquestra. O principal objetivo do projeto é levar a música erudita e popular para estes alunos, proporcionando-lhes um aperfeiçoamento na música.

Na parceria, a Universidade Federal disponibiliza bolsas aos acadêmicos do curso de Música que trabalham como monitores, e o Projeto Música Para Todos cede o espaço físico, instrumentos e material didático aos alunos. Segundo o monitor de violino, Williame Rafael, como os alunos são assíduos às aulas, eles aprendem rápido a tocar o instrumento.

“A maioria já sabe tocar flautas e já chega aqui gostando de música. Eles se dedicam aos ensaios e estão sempre ansiosos para aprender algo novo. Essa dedicação é muito importante, pois o aproveitamento das aulas é maior”, afirmou o monitor.

“O aprendizado que estou recebendo no curso me trouxe uma vida mais alegre, conhecendo novas pessoas, interagindo, é muito bom participar dessa formação, conviver com pessoas que trabalham com música”, afirmou o aluno Bruno Soares de Oliveira, que está há três meses na orquestra.

A Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos tem se apresentado regularmente em espaços culturais de Teresina.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES