Orquestra Sanfônica de Teresina faz a sua primeira apresentação de 2015

Os 17 sanfoneiros levaram música e emoção ao público. No repertório, forró pé-de-serra, a valsa, tango, choro, música erudita e baião

Orquestra | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Uma explosão de ritmos musicais”. Essa foi a definição do público durante a primeira apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina do ano de 2015. O evento reuniu pessoas de diversas idades e gostos no Palácio da Música, localizado no centro de Teresina, através do projeto Concertos Matinais.

A orquestra levou emoção à plateia presente. A técnica de Enfermagem, Maria Helena Araújo, relata que pela segunda vez consegue sentir alegria ao ver e ouvir a Orquestra Sanfônica.

“Gostei bastante na primeira vez que prestigiei, pois me lembra as raízes nordestinas, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Por isso, vou comparecer todas as vezes em que estiver de folga”, conta.

O repertório da Orquestra não se restringe apenas a músicas nordestinas. Os 17 sanfoneiros, aliados ao maestro Ivan Silva, proporcionam, além do forró pé-de-serra, a valsa, tango, choro, música erudita e baião. Além das composições de nomes como Noca do Acordeon, Waldir Azevedo, Luiz Gonzaga, Pedro Raimundo, Dominguinhos, Strauss e Brahms.

O maestro Ivan Silva afirma que o ano de 2015 já conta com grandes projetos. “Vamos até as igrejas e colégios a fim de estar mais próximo da população e motivar as pessoas a fazer aulas, pois o nosso objetivo é mostrar o valor do instrumento, além de chamar a comunidade para aprender a tocar”, afirma.

A Orquestra Sanfônica de Teresina foi criada em 2013, idealizado por Lázaro Ramos, atual presidente da Fundação Monsenhor Chaves (FMCMC), como uma forma de inserir a cultura da música reproduzida por sanfoneiros, como também homenagear o amigo e músico Dominguinhos.

“Sinto orgulho da Orquestra, pois não são apenas 17 sanfoneiros que tocam, e sim a magia do maestro divide todos os ritmos e fica bem parecido com qualquer Orquestra tradicional. Fico mais feliz ainda que eles compraram a ideia, pois podiam estar tocando a sanfona e ganhando o apoio financeiro, mas não, eles estão crescendo”, relata Lázaro Ramos.

A Orquestra Sanfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal Monsenhor Chaves (FMCMC), e conta com diversas apresentações.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES