Orquestra Sinfônica de Teresina apresenta concerto tropicália em homenagem a Torquato Neto

O evento ocorrerá no Theatro 4 de Setembro. Este lançamento contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina – OST, tocando músicas da Tropicália, tendo como inspiração e guia a obra dele

Orquestra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo dia 09, Teresina sediará o lançamento do DVD “Concerto Tropicália: homenagem a Torquato Neto 70 anos”. O evento ocorrerá no Theatro 4 de Setembro. Este lançamento contará com apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina - OST, tocando músicas da Tropicália, tendo como inspiração e guia a obra do poeta Torquato Neto. O concerto será aberto com uma performance poética de Durvalino Filho, amigo e contemporâneo do anjo torto da cultura brasileira.

Para bem situar o momento criativo da OST, por exemplo, uma das peças selecionadas por Aurélio Melo foi Mamãe Coragem, extraordinária canção feita em parceria com Caetano Veloso, para de certa forma desconstruir o mito da mãe suserana, cujo nome original segundo o próprio Torquato seria “Canção Nordestina”. Assim, Aurélio conseguiu alcançar sentidos atribuídos à sua tropicália nordestina, sem nem mesmo conhecer a história que originou a canção.

“O lançamento deste DVD da nossa orquestra sinfônica interpretando músicas de Torquato Neto e da Tropicália é um evento sensacional, porque dignifica a memória de um dos nossos maiores poetas, ao mesmo tempo em que situa a orquestra num patamar de modernidade que convive com o clássico, o erudito e o popular de braços dados.

Aliás, foi isso que o movimento Tropicalista fez: uniu as formas populares de manifestação musical brasileiras com a erudição de maestros como Julio Medaglia, Kollreuter e tantos outros da época. Para os tropicalistas havia mil maneiras de se fazer música no Brasil e eles preferiram todas, afirmou Durvalino.”

Tropicália é o mais novo dentre os concertos realizados pela Orquestra Sinfônica Teresina, buscando sempre unir elementos eruditos ao popular. Uma trajetória que começa nos concertos pelo sertão, se fortaleceu como a Cantata Gonzaguiana e a Missa de São Benedito. A Tropicália é a continuação dessa proposta que vem caracterizando ao longo desse tempo o trabalho da OST.

Pop, rock e ritmos nordestinos

O maestro e regente da Orquestra, Aurélio Melo, informa que foi “minha concepção do movimento Tropicalista que possibilitou escrever essa peça em forma de Cantata, é bem simples e pode até não ser completamente a verdadeira, mas que apresentada nessa forma de concerto sinfônico, foi o caminho mais fácil que encontrei para que essa concepção pudesse ser absorvida sem muitas dificuldades pelo púbico. O concerto tem um enfoque especial sobre o poeta Torquato Neto, que na minha visão foi o poeta do movimento, o talento, que se uniu à musicalidade de Caetano Veloso e Gilberto Gil e a sonoridade moderna dos arranjos do maestro Rogério Duprat”, explica o maestro.

Na apresentação os arranjos da orquestra se juntam com instrumentos populares, polifonia rítmica com o pop, o rock e ritmos nordestinos. Estes foram elementos utilizados e adaptados na formação e disposição da orquestra para a criação e execução do DVD.

Como aperitivo, na noite do concerto será aberta também uma exposição concebida pelo design gráfico, diretor de arte e audiovisual Lucas Falcão, denominada As Faces do Poeta, que revela a imensa capacidade de transformação fisionômica de Torquato, em diversos momentos de sua vida fugaz.

Os interessados podem adquirir os ingressos no Theatro 4 de Setembro e na Plug Propaganda, Rua Anfrísio Lobão 1200.

Preço promocional de R$ 10,00. Mais informações pelo telefone 3233 5011.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES