Os ramos na entrada de Jesus em Jerusalém, pelo magistrado Roberto Veloso

A entrada de Jesus em Jerusalém tem um significado espiritual muito grande, porque simboliza o recolhimento do cordeiro

Os ramos na entrada de Jesus em Jerusalém, pelo magistrado Roberto Veloso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!” (João 12:12,13)

A entrada de Jesus em Jerusalém tem um significado espiritual muito grande, porque simboliza o recolhimento do cordeiro nas residências do povo hebreu no décimo dia do primeiro mês, quando a Páscoa foi instituída por Deus.

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.” (Êxodo, 12:3)

Jesus entrou em Jerusalém no mesmo décimo dia do primeiro mês, para nós o domingo que antecede a morte e ressurreição de Cristo. Jerusalém representa, no caso, a casa dos filhos de Jacó quando estavam escravizados no Egito.

O cordeiro sempre esteve vinculado ao sacrifício para a salvação. Assim se deu com Abraão, o pai da fé, quando surgiu o cordeiro para salvar Isaque da morte. Quando os israelitas saíram do cativeiro da Babilônia comemoraram a Páscoa com a morte de um cordeiro:

“Mataram o cordeiro da Páscoa para todos os que vieram do cativeiro, para os sacerdotes, seus irmãos, e para si mesmos.” (Esdras, 6:20)

A diferença é que o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, veio para o sacrifício com a finalidade de nos libertar definitivamente da escravidão do pecado, nos salvar da condenação eterna e proporcionar a ressurreição e vida para sempre.

A crucificação de Jesus ocorrida durante a Páscoa judaica significa que Ele é o  Cordeiro de Deus, sem mácula, sem pecado, puro. O único sangue que tira o pecado do mundo é o de Jesus.

“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.”  (Hebreus 10:12,13)

E aquele sangue do cordeiro passado nas ombreiras e na verga da porta pelas famílias de Israel no êxodo do Egito, agora é representado pelo sangue de Jesus. E o Seu sangue nos justifica e nos purifica de todo o pecado.

Quem tem Jesus no coração e o aceita como Senhor e Salvador não entra em juízo, passa da morte para a vida eterna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES