Outubro chegou e com ele um eclipse solar histórico; saiba onde e como ver!

O evento vai ser visível como parcial em todo o Brasil no dia 14 de outubro, sendo as regiões norte e nordeste do país as mais privilegiadas para observar

Outubro chegou e com ele um eclipse solar histórico; saiba onde e como ver! | Hamad I Mohammed/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de outubro chegou e veio trazendo com ele um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano, um eclipse solar anular. O evento vai ser visível como parcial em todo o Brasil no dia 14 de outubro, sendo as regiões Norte e Nordeste do país as mais privilegiadas para observar.

Quem estiver nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, vai poder ver um “anel de fogo” se formando ao redor da nossa estrela-mãe. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),  a maneira que o fenômeno vai se apresentar nessas regiões é causado por um alinhamento específico entre Lua, Terra e Sol.

O nosso satélite está em um ponto chamado pelos astrônomos de “apogeu”, nesse ângulo  a lua está mais distante de sua órbita da Terra. Dessa forma o seu diâmetro vai aparentar ser menor do que o do sol, fazendo com que o anel luminoso apareça.

Outubro chegou e com ele um eclipse solar histórico; saiba onde e como ver! / Foto - Nasa

O  eclipse solar vai ter duração de  2 horas e 7 minutos, o seu ápice está previsto para acontecer às 16h51, no horário de Brasília, e deve acabar por volta das 17h50. Vale lembrar que não se deve olhar diretamente para o Sol, sem que seja usando filtros solares apropriados, poucos segundos de exposição podem causar danos à retina.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que alguns objetos podem ser produzidos em casa para observar o fênomeno com mais segurança. “É bem fácil construir um aparato. Pode-se simplesmente usar um pedaço de papelão, como, por exemplo, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um furo no meio. Coloca-se um papel branco no chão e direciona-se o furo para a direção do Sol. O eclipse é visto tranquilamente no papel no chão.”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES