Ouvidoria do SUS Teresina realizou mais de 500 atendimentos em 2016

Na capital, apenas em janeiro de 2016, foram 529 atendimentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina conta com serviço de Ouvidoria. O setor especializado de atendimento à população se encarrega de receber sugestões, elogios, reclamações ou denúncias relativas ao serviço prestado por estabelecimentos de saúde públicos e/ou privados conveniados ao SUS. Na capital, apenas no mês de janeiro de 2016, foram contabilizados 529 atendimentos.

No mês passado, o quantitativo registrado correspondeu aos seguintes percentuais: 75,42% foram informações relativas ao serviço prestado pelo SUS, 21,17% solicitações, 2,46% reclamações, 0,57% denúncias e 0,38% corresponderam a requerimentos.

Manoel da Silva, bibliotecário e usuário do SUS, elogia o atendimento recebido na Ouvidoria: “A Ouvidoria resolve bem as demandas daqueles que dependem do SUS. O serviço funciona e o usuário sai satisfeito com o resultado positivo. A população de Teresina só tem a ganhar”, conta.

Para João Morais, ouvidor do SUS Teresina, a procura pela Ouvidoria é resultante do bom atendimento prestado no setor: “A nossa Ouvidoria escuta, trata bem, acolhe bem e sempre dá resposta aos usuários. Então, eles próprios fazem a divulgação da existência deste setor, o que considero um fator preponderante para a procura”, destaca.

O secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, destaca o papel da Ouvidoria: “A Ouvidoria permite que os usuários do SUS interajam com os órgãos públicos, podendo encaminhar suas dúvidas, sugestões, elogios e reclamações. A interação possibilita que os gestores tomem conhecimento dos problemas apresentados e busquem soluções e, de igual modo, constatem quais os procedimentos bem sucedidos, possibilitando o aprimoramento do serviço de saúde”, afirma.

A Ouvidoria do SUS atua da seguinte maneira: a população pode ligar para os números 0800 286 2666, 3223-2132, 3223-2188 ou ir pessoalmente ao setor, localizado no prédio da Secretária Municipal de Saúde de Teresina (Av. Miguel Rosa, nº 3948, Centro/Norte) e que funciona de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 13:00h. Os funcionários responsáveis fazem o registro das informações fornecidas e realizam o encaminhamento ao setor/unidade específicos para que sejam adotadas as providências cabíveis. Durante todo esse processo, a Ouvidoria realiza ainda o acompanhamento da demanda e, posteriormente, dá retorno das solicitações aos usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES