Ouvidoria do TRT-PI registra mais de 500 manifestações em 2022

Em 2023, em 74 dias, foram recebidas 109 manifestações de usuários internos e externos.

Avalie a matéria:
TRT-22 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) disponibiliza seis canais de atendimento para os cidadãos. É possível solicitar informações, fazer reclamações ou elogios por e-mail, telefone, presencialmente ou por formulários. Em 2022, foram registradas 562 manifestações por meio desses canais. Em 2023, em 74 dias, foram recebidas 109 manifestações de usuários internos e externos.

TRT-22 mantém canais de atendimento ao cidadão (Divulgação)

“A Ouvidoria é o órgão mais representativo do sistema democrático. É onde o cidadão tem sua a pergunta acolhida e a resposta que ele procura. Cabe, ainda, à Ouvidoria detectar os gargalos, onde o cidadão está tendo mais dificuldades e, com isso, fornecer à administração o caminho para as correções”, explicou o ouvidor do TRT-22, desembargador Francisco Meton Marques de Lima.

Advogados e jurisdicionados podem, por meio da Ouvidoria, realizar manifestações gerais, que incluem solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões. É possível, também, fazer pedidos baseados na Lei de Acesso à Informação e relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados.

De acordo com a Resolução nº 432 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as manifestações dirigidas à Ouvidoria devem conter a identificação e os meios de contato do usuário. No entanto, segundo o Ouvidor do TRT-22, a resolução do CNJ traz uma exceção quando se trata de casos de denúncias ou comunicações de irregularidades

“Hoje, é possível também fazer a denúncia de forma anônima, desde que a pessoa mostre a materialidade do fato. Havendo essa materialidade, o próprio ouvidor pode assumir a autoria para fazer a apuração”, explicou o ouvidor. O desembargador lembrou, ainda, que não há risco de que a pessoa que fez a manifestação junto à Ouvidoria seja exposta. “Mesmo ela se identificando, os seus dados vão ser preservados, sigilosamente, no âmbito da Ouvidoria”, completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES