Paciente vai protestar na rua ao ter cirurgia cancelada em cima da hora

Ele já estava no centro cirúrgico quando operação foi desmarcada, em GO

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aposentado Paulo Francisco, de 56 anos, realizou um protesto na porta do hospital Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia, na quarta-feira (12). Após ter uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desmarcada pela terceira vez, ele saiu direto do centro cirúrgico para a porta da unidade. O paciente estava com gorro, protetor de pé e segurava o soro que já estava com acesso à veia. ?Eu já estava pelado e o médico falou que não, que eu não podia fazer não [a cirurgia], que eu procurasse o Ministério Público?, afirmou.

O aposentado percorreu 350 km de Nova Iguaçu de Goiás até a capital para realizar o procedimento. Ele afirma que passou mais de 24 horas sem comer, sentido dores da cólica renal e fraqueza. Indignado, ele diz que nenhum funcionário do hospital o ofereceu auxílio. ?Não, só veio pra me calar a boca porque eles acham que o escândalo foi muito grande para eles?, lamentou.

No receituário, o médico que faria a cirurgia esclarece que Paulo possui obstrução renal por cálculo, o que compromete o funcionamento dos rins. O urologista alega que recebeu a informação inicial da diretoria da Santa Casa de que o aparelho necessário para a cirurgia já havia sido comprado e estava liberado para uso.

Porém, no momento da operação, o médico foi informado pela enfermeira-chefe do centro cirúrgico que o aparelho não poderia ser utilizado. No documento, o urologista finaliza dizendo: ?Portanto, estou impossibilitado de resolver a doença desse paciente que se trata de uma urgência?.

Segundo a direção do hospital, o aparelho necessita passar por esterilização antes de ser utilizado. ?O problema é que foi marcada uma cirurgia para ser feita, uma ureterostomia, e no momento da cirurgia, foi solicitado o equipamento para realizar a ureterolitotripsia. Esse aparelho, realmente chegou na Santa Casa, mas ele ainda não está preparado para ser utilizado, não passou por desinfecção e não foi liberado ainda para o uso?, afirma a superintendente técnica da Santa Casa, Irani Ribeiro.

Revolta

Várias pessoas que estavam no hospital se solidarizaram com o drama do aposentado. Indignadas, elas também cobravam soluções. ?É um descaso. Esse homem estava em uma mesa de cirurgia e depois simplesmente dizem ?não, não foi autorizado, vá ao Ministério Público?. Então a situação dele não conta? Então o que conta? O que significa o ser humano? O que significa a saúde??, questionou uma das pessoas que acompanhou o protesto.

?É ser humano igual a nós e eu tenho certeza que ele já trabalhou já pagou os impostos que ele tinha de pagar tudinho na vida dele para ter esse direito que ele está precisando agora e não tem ninguém para apoiar ele?, disse, revoltada, uma lojista.

Sensibilizada, ela chegou a acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O objetivo era que a ambulância pudesse levar Paulo Francisco até a sede do Ministério Público de Goiás, onde cobraria o direito de realizar a cirurgia. Porém, os socorristas afirmaram que não poderiam fazer o transporte do paciente. Apenas no final da tarde ele foi convencido a retornar para o interior do hospital.

A superintendente técnica do hospital afirmou que outra cirurgia foi marcada para esta quinta-feira (13). Como o equipamento ainda não poderá ser utilizado, o procedimento será feito de forma tradicional e mais invasiva ao paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES