Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Pacientes com câncer se emocionam ao voltar a falar; vídeos!

Após perda de cordas vocais, pacientes recebem aparelhos que auxilia na comunicação da fala

Compartilhe
Google Whatsapp

Quando foi diagnosticado com câncer na garganta em dezembro do ano passado, José Fernandes, 51 anos, teve de fazer a retirada das cordas vocais, procedimento conhecido como laringectomia total. Após três meses com a comunicação prejudicada, ele foi contemplado com a entrega de aparelhos que podem ajudar na recuperação de sua voz. A laringe eletrônica foi distribuída nesta terça-feira (19), pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) de Florianópolis – Santa Catarina  para 10 pacientes que passaram pelo mesmo procedimento em Teresina.

“Ele não sentia muito os sintomas, mesmo deixando de ser fumante. Meu esposo não fala e só entendemos os gestos e, às vezes, ele escreve [o que falou] o que não entendemos. Conseguimos a cirurgia e a consulta com muita luta e, agora, com o aparelho, tudo vai ficar melhor”, relata a esposa José Fernandes, Solange Costa sobre a nova perspectiva de vida que ele terá ao voltar a falar.

Emoção. Pacientes recebem aparelhos que reproduzem o som da voz. Credito: Raissa Morais 


A ACBG executa o Projeto Rede+Voz Brasil do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), em parceira com Associação Brasileira dos Portadores de Câncer. No Piauí, a Associação Piauiense de Combate ao Câncer – Hospital São Marcos (APCC/HSM) foi contemplada com dez aparelhos.

Laringes Eletrônicas são aparelhos geradores de vozes, avaliadas em torno de R$ 2.000,00 cada. São equipamentos caros, mas que proporcionam qualidade de vida para pessoas que perderam a voz. De acordo com o gestor do projeto da ACBG, Eduardo Costa Knoll, o objetivo da Ong é chamar atenção para os casos de câncer de cabeça e pescoço.  


O coordenador destaca, ainda,  que em todo o país 350 pessoas receberam o aparelho. Só recebem os pacientes atendidos pelo SUS e não há fila de espera. A equipe realizou um diagnóstico para saber quem poderia receber o aparelho na capital. “Com a prótese, com o aparelho, essa é uma forma de incluir os pacientes na sociedade, uma vez que eles acabam por se sentir muitos abatidos e excluídos psicologicamente e sociologicamente”, reconheceu.


Com o bastão  colocado entre o queixo e o pescoço,  o aparelho  faz com que a laringe eletrônica emita uma vibração no local onde antes existiam as cordas vocais, induzindo o som robótico a sair com ajuda dos movimentos da língua e dos lábios. “ Os instrumentos foram doados para pacientes que passaram por cirurgia para retirada de toda laringe[responsável pela voz] por conta de um determinado tumor, então agora somos agraciados com essa doação aos pacientes do SUS. O aparelho produz uma voz através de uma vibração, então o paciente consegue falar novamente e melhora a sua comunicação. Isso é maravilhoso”, hesitou a fonoaudiólogo do hospital, Rayana Márcia.

Dez pacientes que fazem tratamento no Piauí foram contemplados . Crédito: Raissa Morais 


O aposentado Evaristo Costa, 72 anos, ainda não consegue falar mesmo após a laringectomia total, há cinco meses. Com o trabalhava como motorista e borracheiro, acabava inalando muita fumaça por causa da queima de pneus. Além disso, ele era fumante, aspectos que contribuíram para o câncer. De acordo com a esposa de Evaristo, Antônia Marlucia, a sua fé e boa vontade fizeram com que, mesmo sem as cordas vocais, o seu Evaristo não perdesse a capacidade de falar. Com a laringe eletrônica, a voz sairá com menos esforço.

“Ele tem muita vontade de falar e eu sempre tenho fé. Em cada viagem que venho aqui eu alcanço uma vitória”, conta a esposa. Os dois viajaram de do interior do Estado para pegar a laringe eletrônica. Além de ganhar o aparelho, os pacientes tiveram uma explicação de como usar o dispositivo.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×