Pacientes de Manaus do HU falam com familiares através da telemedicina

Os familiares podem conversar com os pacientes e ter acesso a boletins médicos através de videochamada.

MN | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pacientes manauras acometidos pela Covid-19, que estão recebendo tratamento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão podendo se comunicar com seus familiares através da Tele UTI Covid. O projeto piloto nasceu no Hospital de Campanha Estadual (HCE) através do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI e já está em seis hospitais em todo o Piauí, levando apoio às equipes médicas por telemedicina.

O Hospital Universitário da UFPI recebeu nove pacientes de Manaus como uma forma de ajudar a desafogar o sistema de saúde da capital amazônica. A superintendência do Hospital reorganizou rapidamente o hospital para conseguir recebê-los em uma operação que envolveu transporte aéreo e terrestre. Todos os pacientes foram inicialmente acomodados em ambiente de terapia intensiva para controle mais rápido dos seus estados de saúde. “Essa chegada dos pacientes representou o respeito a vida, a generosidade do povo piauiense e o compromisso com a saúde da população em geral, enxergando que o Brasil mesmo com a divisão de estados é uma unidade”, disse o dr. Victor Campelo, coordenador do Projeto Tele UTI Covid e chefe da Unidade de e-saúde do HU-UFPI.

LEIA MAIS:  Covid-19: Duas pacientes de Manaus deixam o HU após receberem alta

Foto - Divulgação

Segundo o dr. Victor Campelo, os médicos do Hospital Universitário se preocupam tanto com o estado clínico quanto com a humanização dos pacientes. Os pacientes já estavam isolados de seus familiares em Manaus devido as exigências de isolamento da Covid-19, mas apesar de estarem agora em outro estado, puderam se aproximar de seus familiares através da tecnologia. 

“Os pacientes ficaram muitos felizes, eles não tinham a expectativa de que poderiam falar com seus familiares e foi uma boa surpresa para eles, tanto pelo suporte clínico quanto humanitário dado a eles pelo Hospital Universitário. Do nosso lado temos consoles de Telemedicina que são torres com câmera, microfone e tela, que colocamos na beira do leito do paciente. No outro lado, temos qualquer familiar que pode instalar em seu celular um aplicativo e entrar em contato. Facilita bastante porque a pessoa pode falar de casa com o seu familiar, com o devido agendamento. Assim, podem conversar com o paciente e até receber boletins médicos”, afirmou Victor Campelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES