Pacientes do SUS Teresina podem acessar resultado de exames online

Um total de 96 postos de coleta utilizam o sistema SoftLab

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os teresinenses que são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital podem acessar o resultado de seus exames laboratoriais em até 48 horas após a coleta do material do exame. Um total de 96 postos de coleta, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros conveniados, já trabalham com o sistema de exames totalmente informatizado, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes.

O sistema conecta as unidades diretamente ao Centro de Diagnóstico Raul Bacelar, responsável pelos exames laboratoriais da rede municipal de saúde. “Nosso sistema SoftLab proporciona agilidade e segurança aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde para exames laboratoriais. No momento da coleta do exame, o sistema gera uma etiqueta com todas as informações necessárias para que o paciente saiba quais exames realizou, qual o médico indicou e como ele paciente pode ver online o resultado deste exames”, informa Thyago Ferreira, chefe de Núcleo de Tecnologia da Informação do Centro de Diagnóstico Raul Bacelar.

Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site www.pulsesaude.com.br . “Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacelar.

Ela enfatiza ainda que o resultado dos exames a nível ambulatorial estão pronto em até 48 horas de dias úteis. Mas que os resultados de exames feitos a nível de urgência nos hospitais sai em até três horas. “Para estes exames urgentes temos sempre equipe de plantão no laboratório”, diz.

O sistema que as unidade de saúde utilizam para melhor atender os pacientes a nível laboratorial é o SoftLab, sofisticado e moderno. “Cada unidade coletora tem seus servidores capacitados e cadastrados junto ao nosso sistema. Ao cadastrar um tubo de exame lá na unidade, nossos técnicos no laboratório já visualizam esse cadastro e aguardam a amostra chegar para que seja feita a análise do material. Tudo etiquetado e com código de barras, que faz com que esse material seja melhor armazenado e tenhamos poucas perdas e erros de resultados. Um ganho para todos, laboratório, unidade de saúde e, principalmente, o usuário”, enfatiza Evelma Vasconcelos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES