Pacientes transplantados estão há 3 meses sem remédios em Teresina

O medicamento deve ser entregue todos os meses, mas como isto não vem acontecendo desde o mês de novembro, quem necessita do medicamento está tendo que pedir emprestado a quem ainda tem o remédio em c

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde novembro do ano passado, a Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais está sem entregar a medicação dos pacientes transplantados. A denúncia foi feita pela professora de 41 anos, Márcia de Castro Moreira, que está há 3 meses sem receber o Azatioprina.

A professora, que é transplantada há 14 anos, relata que o medicamento deve ser entregue todos os meses, mas como isto não vem acontecendo desde o mês de novembro, a única alternativa foi pedir emprestado a quem ainda tem. “Essa foi a única saída, porque até para comprar é difícil, já que ele não é encontrado facilmente nas farmácias e é muito caro”, lamenta.

Márcia conta que o farmacêutico do local informa apenas que os pacientes devem ficar indo à farmácia para verificar se o medicamento já chegou. Seguindo a orientação, ela fez todos os meses e até quinta-feira (08) o remédio ainda estava em falta. “Só isso que me disseram, que não tinha.

E agora eu fico na preocupação, porque caso eu não tome, corro o risco de perder o órgão transplantado. Sem falar na pessoa que me emprestou, porque ela também não tem mais. Então nós duas podemos correr este risco”, completa a professora.

Outro problema relatado por Márcia é que os transplantados não possuem mais prioridade na hora de receber os medicamentos. “Tenho a imunidade baixa e não posso ficar muito tempo na fila e com pessoas doentes”, diz.

A equipe de reportagem do Jornal Meio Norte entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES