Pacificação: Forças Armadas já estão nas comunidades da Maré

Tropas têm apoio de tanques e de 200 PMs que continuarão no complexo

Exército ocupa Parque União no Complexo da Maré Fernando Quevedo | Reprodução/internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Militares das Forças Armadas começaram a entrar nas ruas de acesso às comunidades do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, desde o fim da madrugada deste sábado. A movimentação começou por volta de 5h. Caminhões e jipes do Exército passaram pela Avenida Brasil e Linha Vermelha e, em seguida, pararam nas principais vias. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) dão apoio à movimentação. Não há registro de confrontos, e o clima é de tranquilidade. Todos os veículos que passam pelas vias estão sendo revistados. As forças federais deverão permanecer por mais de três meses no local.

Na Rua Teixeira Ribeiro, um dos acessos à comunidade Nova Holanda, onde aos sábados é montada uma feira de alimentos e de produtos de construção, os comerciantes demoraram a montar as barracas. Robertinho de Belém, vendedor de eletrônicos, estima que o público da feira tenha caído 40%. Ele chega a faturar R$ 800 por sábado.

? Cheguei a ligar para os amigos para saber se teria feira. O pessoal fica com medo né? Mas está tudo na paz ? disse.

Na Rua Sargento Silva Nunes, na Nova Holanda, e em outras vias do Parque União, moradores mantêm a rotina e saem para trabalhar. Eles não acreditam que haverá confronto.

? Pode tirar o colete (à prova de balas), não vai ter tiroteio não ? disse um morador ao repórter.

Apesar da tranquilidade, os moradores ainda não sabem se a ocupação surtirá o efeito esperado.

? Acho que as coisas vão melhorar, sim. Mas só o tempo vai dizer.

A mudança oficial de comando será às 9h no local onde foram hasteadas as bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro. Os militares vão assumir as operações de busca a criminosos, drogas e armas. Equipes do Exército e da Marinha, com o apoio da Aeronáutica, vão se dividir nas favelas de acordo com o território ocupado anteriormente pelas facções criminosas. A Brigada de Paraquedistas do Exército deve ficar com o patrulhamento da Nova Holanda e do Parque União, antes ocupados pelo Bope.

Já os fuzileiros navais e uma parte do Exército ficarão na Vila dos Pinheiros, Vila do João, Salsa e Merengue, cujo chefe do tráfico era o bandido Menor P, já preso. O Exército estará na Roquete Pinto e na Praia de Ramos. Tanques darão suporte às tropas. A Marinha está participando da ocupação com 500 fuzileiros navais. Cerca de 200 PMs vão continuar na Maré.

Na sexta-feira, o clima nas favelas era de tensão e medo. Um morador disse que o tráfico permanece no local:

? Traficantes armados circulam pela Salsa e Merengue.

Denúncias anônimas de moradores estão ajudando a polícia a encontrar esconderijos de armas e drogas. São bilhetes e sinais passados discretamente porque a população das comunidades ainda convive com traficantes armados. Nesta sexta-feira, um policial contou que, à noite, a movimentação de bandidos, na região conhecida como Divisa, é grande:

? A situação não está sob controle.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES