Brasileiro ajuda Papa Francisco na missa do galo: “Emocionante”

Ricardo Marques consagrou a Eucaristia junto com o Papa Francisco. Padre brasileiro contou ao G1 os detalhes da celebração católica.

Avalie a matéria:
Padre Ricardo momentos antes da Missa do Galo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um padre de Santos, no litoral de São Paulo, viveu uma experiência inesquecível durante a noite desta terça-feira (25). Ricardo de Barros Marques, de 44 anos, concelebrou a 1º Missa do Galo comandada pelo papa Franscisco, na basílica de São Pedro, no Vaticano. O convite partiu do Colégio Espanhol, onde Ricardo mora, que tradicionalmente envia sacerdotes para ajudar o papa durante algumas missas especiais.

Ricardo recebeu a confirmação de que participaria da Missa do Galo no último dia 17. Pelas redes sociais, ele anunciou aos amigos a realização do sonho. "O meu presente de Natal é concelebrar a Missa do Galo com o Santo Padre, o papa Francisco. Eu esperava a resposta do Vaticano, mas não podia dizer nada enquanto não fosse certa. É motivo de alegria para um sacerdote. Eu só assistia pela televisão. Agora poderei concelebrá-la com o Vigário de Cristo", disse o padre na ocasião.

O sonho do padre, que mora há vários anos na Itália, onde se especializou em Direito Canônico, se realizou na noite desta terça-feira. O padre conversou com a reportagem do G1 e contou detalhes sobre a celebração. "É um sonho. Eu fui um dos sacerdotes concelebrantes da Missa do Galo. Existiam sacerdotes de outros países também. O concelebrante é aquele que consagra a Eucaristia junto com o presidente da missa, que foi o papa Francisco. Alguns de nós concelebrantes distribuímos a comunhão ao povo. Foi emocionante", conta o padre, que chegou a utilizar seu perfil no Facebook para compartilhar alguns momentos da missa com seus seguidores.

Durante a cerimônia, o padre brasileiro encontrou tempo para fazer alguns registros fotográficos. Ele flagrou, por exemplo, uma imagem do Papa levando a imagem de Jesus para o presépio. "Por ser a primeira missa de Natal do papa foi emocionante. Mas com sobriedade, assim como foi sóbria a postura do papa, sem perder a alegria pelo nascimento de Jesus. Foi uma grande experiência", diz.

Para o padre brasileiro, o Natal de 2013 será inesquecível. "Estar perto do sucessor de Pedro tem um significado especial pelo o que ele é para nós. É alguém que nos confirma a fé. É o nosso "Pai". O Papa Francisco é um homem que transmite serenidade, amor e acolhida. Para os que são cristãos, anunciamos que Jesus é o salvador de todos. Para todos os brasileiros, que a gente possa promover o amor aos mais pobres, idosos e às crianças", afirma.

Missa do Galo

O papa Francisco, comemorando seu primeiro Natal como líder de 1,2 bilhão de católicos do mundo, aproveitou a Missa do Galo para pedir que as pessoas evitem o orgulho e o egoísmo e que os fiéis abram o coração a Deus. Ele celebrou a solene missa de véspera de Natal para cerca de 10 mil pessoas na basílica de São Pedro. Cerca de 300 cardeais, bispos e padres, incluindo o brasileiro, ajudaram o papa durante a Missa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES