Padre Cícero, do Ceará, entra na lista dos heróis e heroínas da pátria

Em 2022, a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação de Padim Ciço, já considerado “santo popular” por muitos fiéis católicos.

Padre Cícero será homenageado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Padre Cícero Romão Batista, conhecido carinhosamente como Padim Ciço, receberá uma honrosa inclusão no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, conforme determinado pela Lei 14.693, cuja publicação foi feita no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 11 de outubro. A lei tem sua origem na proposta (PL 10/2020) da Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo Senado em 14 de setembro, contando com a relatoria do senador Cid Gomes (PDT-CE).

Padre Cícero nasceu na cidade do Crato (CE) em 1844 e foi ordenado padre em 1870. Ele desenvolveu um trabalho pastoral significativo por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares. Cid ressaltou em seu relatório que a influência de Padre Cícero e seu reconhecimento como homem bom e caridoso estão profundamente enraizados na cultura nordestina. Sua vasta obra já resultou em centenas de publicações, incluindo estudos e biografias, que revelam uma vida dedicada ao povo brasileiro.

O senador lembrou que a história de Cícero Romão em Juazeiro do Norte é marcada por um acontecimento importante em 1889. Durante uma comunhão geral oficiada por ele na Capela de Nossa Senhora das Dores, a beata Maria de Araújo teria presenciado a hóstia ofertada transformar-se em sangue, um fenômeno que se repetiu algumas vezes, tornando-se amplamente conhecido na região como o milagre da hóstia. Em 2022, a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação de Padim Ciço, já considerado "santo popular" por muitos fiéis católicos.

A Romaria de Padre Cícero, que ocorre nos meses de março, inclui festejos e comemorações na cidade, que é marcada pela presença de uma grande estátua do padre. As datas que celebram seu nascimento e sua morte, aos 90 anos em 1934, atraem numerosos romeiros de todas as partes do Brasil para o local.

A homenagem no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria tem como objetivo registrar e celebrar a vida daqueles brasileiros ou grupos de brasileiros que dedicaram suas vidas em prol da defesa e construção do país, demonstrando heroísmo e dedicação excepcionais. O livro é composto por páginas de aço e é mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES