Padre Marcos completa 55 anos de emancipação política nesta quinta

A cidade teve origem da Fazenda Boa Esperança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Padre Marcos completa 55 anos de emancipação política nesta quinta-feira (17). A cidade conhecida como “Terra da Boa Esperança”, é localizado na região sudeste do Estado do Piauí, a 387 km de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé.

A cidade teve origem da Fazenda Boa Esperança, de propriedade do Padre Marcos de Araújo Costa, que herdou do seu pai, o Português Marcos Francisco de Araújo Costa. Nessa época pertencia ao município de Jaicós.

O Padre Marcos fixou residência na fazenda Boa Esperança por volta do ano de 1820, para continuar a missão educacional do seu pai Marcos Francisco com uma escola gratuita para alunos que vinham de vários recantos. Construiu diversas casas para colonos e também uma Capela, hoje Igreja Matriz.

Em 1914, a Fazenda Boa Esperança foi elevada a categoria de Povoado. Padre Marcos tornou-se município através da Lei 2.566 de 02 de janeiro de 1964, sendo instalado oficialmente em 17 de janeiro do mesmo ano. Foi nomeado o primeiro prefeito, o comerciante Anísio Bento de Carvalho, que administrou pelo período de um ano. O Governador da época era Petrônio Portella.

O primeiro Prefeito eleito foi José de Moura Leal, que foi candidato único e governou Padre Marcos por dois anos: 1965/ 66. Hoje a sede da Prefeitura, em sua homenagem, foi denominada de "Palácio Prefeito Zezito Moura", Lei municipal de 2006, de autoria da Vereadora Lucimária Moura-PSC, sua neta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES