Mal de Lorenzo: irmãos precisam de transplante

José Victor e Matheus, de 7 e 6 anos, sofrem do Mal de Lourenzo, e precisam de transplante de medula óssea

José Victor e Matheus | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico Fernando Modesto, pai dos irmão José Victor e Matheus Castelo Branco, de 7 e 6 anos, fez um apelo por doadores de medula óssea para salvar a vida dos dois garotos. José e Matheus sofrem de adrenoleucodistrofia, ou Mal de Lorenzo, uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso do paciente, e atinge uma pessoa em cada 500 mil.

Até o apresentador Datena, da Rede Bandeirantes, se sensibilizou com a história dos garotos, e apresentou em seu programa uma breve história dos dois. Após sofrer um desmaio quando estava na escola, José Victor passou por um exame de ressonância magnética, onde foi diagnosticada a doença. A solução seria então o transplante de medula. O irmão Matheus era um doador compatível com José Victor, mas logo veio a segunda má notícia: Matheus também era portador da doença.

A família agora procura por doadores compatíveis com os meninos. ?Um único adulto compatível salvaria a vida dos dois, já que eles são compatíveis entre si?, disse Fernando Modesto. O exame de compatibilidade é bem simples, e colhe apenas 8 ml de sangue, como num exame de sangue comum. ?As pessoas pensam que se faz com um agulha enorme, direto na coluna, e não é nada disso?, afirmou o médico. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos pode ser um doador em potencial para os dois irmãos. Para fazer o exame de compatibilidade, basta ir até o Hemopi, ao lado do Hospital Getúlio Vargas (HGV), ou no hemocentro da sua cidade.

Uma caminhada em prol da doação de sangue e medula será realizada no domingo, dia 25, às 8 horas, com início na Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina, até a ponte da Primavera. O pai e familiares de José Victor e Matheus estarão lá, assim como muitas outras pessoas que apoiam a causa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES