Pai se aventura com filho em mochilão pela Europa durante 80 dias

Pai e filho, de Sorocaba (SP), contam que adoraram a experiência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passar por 42 países com apenas uma mochila nas costas: essa foi a rotina de Diego e o pai Gerson Aguiar durante 80 dias em um mochilão por países da Europa e África. Pai e filho, de Sorocaba (SP), contam que adoraram a experiência e comemoram o Dia dos Pais, neste domingo (12), se programando para uma nova experiência juntos.

Gerson, 66 anos, conta que foram horas de trem, navio, ônibus, carro, avião, bicicleta e caminhada cruzando fronteiras para conhecer novas culturas um ao lado do outro.

Os planos para a viagem começaram em janeiro de 2017, quando Diego traçava a rota, que despertou interesse em Gerson, na época com 65 anos. "Era um sonho do meu filho viajar. Então no começo de 2017 ele começou a falar sobre o assunto, quando decidimos que iriamos juntos", disse o idoso.

A saída do Brasil ocorreu no dia 19 de setembro e o percurso começou pela cidade de Casablanca, no Marrocos, de onde partiram em direção à Espanha e outros 35 países do continente, além de mais cinco do Reino Unido.

No início, Diego pensou que o pai não fosse ter disposição para aguentar toda a viagem, pois seriam horas de caminhada entre os pontos turísticos de uma cidade e outra. Com o destino traçado, o combinado era de que Gerson percorresse apenas 10 dias do roteiro pré-programado.

"Ele pensou que eu não teria pique. Mas eu falei vamos começar e terminar a viagem juntos", afirmou Gerson.

Como o pai decidiu continuar, Diego fez adaptações no roteiro que eram o sonho do pai, como estádios de futebol, como do Barcelona, Real Madrid e Paris Saint Germain. Quando chegaram na Grécia e conheceram monumentos históricos do país, a emoção tomou conta dos dois.

"Vi o Panteão e o meu olho encheu de lágrima. Estar com o meu pai ao lado e ver ele se emocionando... Foi bem melhor, porque tinha companhia, podíamos conversar e trocar experiência", disse Diego.

Os dois passavam, em média, dois dias em cada país, conhecendo as cidades mais visitadas de cada um deles e experimentando alguns dos pratos típicos da culinária local. A trejetória durou até o dia 8 de dezembro, quando retornaram ao Brasil. O gasto de cada um deles foi cerca de R$ 15 mil.

Quando passaram pela Holanda, de ônibus, um pequeno imprevisto aconteceu. O computador de trabalho usado por Diego acabou sendo esquecido por ele no bagageiro do veículo, o que poderia ser o fim da viagem.

"Mandamos um email pelo meu notebook para a empresa avisando que havíamos deixado o notebook no ônibus. Eles entraram em contato avisando que o computador estava na garagem, que o motorista pegou e deixou lá", explicou o pai.

Os dois contam que foram muito bem acolhidos pelos países. Na Itália, desceram do ônibus em frente a uma casa, mas não sabiam como encontrar o local da hospedagem. A moradora da casa gentilmente se ofereceu para levá-los até o hotel de carro.

"O cuidado e o carinho que ele sempre teve e tudo o que ele me proporcionou, foi uma forma de retribuir parte do que ele sempre fez por mim", disse o filho.

Os dois ainda planejam fazer outra viagem, dessa vez um mochilão pela América Central, mas ainda sem data marcada. Para celebrar o primeiro roteiro entre ele e o pai, Diego criou uma conta no Instagram com fotos dos dois pelos países visitados, a "mochilandoaos60".

Conforme Diego, a mãe também foi convidada a participar da viagem. "Tentamos convencer a minha mãe, mas ela é bem caseira".

Roteiro da viagem

O planejamento da viagem foi feito por meio de um roteiro macro, que mapeou os países a serem visitados e as principais cidades. Entretanto, conforme descobriram novas atrações turísticas dentro do país, os dois se deslocavam para novos locais.

Entre os destinos escolhidos estavam as famosas capitais da Europa, como Roma, Paris, Lisboa, Berlim, além do Marrocos, no continente africano. Outras cidades, não tão conhecidas, como Nicósia, no Chipre; Liubliana, na Eslovênia e Podgorica, em Montenegro.

Confira todos os países visitados por pai e filho:

Marrocos, Espanha, Portugal, Itália, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Russia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Polônia, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Áustria, Liechtenstein, Suíça, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Bulgária, Macedônia, Romênia, Grécia, Turquia, Chipre, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES