Pais afirmam que filho preso no Rio tem transtorno mental

O caso de Renato chamou a atenção da Defensoria Pública estadual.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Renato da Silva Moraes Júnior, aos 23 anos, não sabe ler nem escrever. Ele também se atrapalha ao executar as tarefas mais simples: no hortifruti Areia Branca, em Santa Cruz, onde faz um bico como empacotador, leva bronca por trocar as sacolas dos clientes. Seus pais desconfiam que o filho tenha um transtorno mental, mas não têm um diagnóstico definido. Apesar de sua condição especial, vizinhos o descrevem como um “garotão tranquilo” e dizem que ele nunca se envolveu em confusão. No último dia 7, porém, Renato foi preso. Ele estava entre os 159 capturados durante uma festa, suspeitas de envolvimento com uma milícia.

 Sem poder ter contato com o filho há 17 dias, o ajudante de pedreiro Renato da Silva Moraes, de 46 anos, não segura as lágrimas. A mãe, Selma da Silva Carvalho, de 50, conta que o rapaz faz bicos em três estabelecimentos como empacotador e ajuda a sustentar a casa de dois cômodos da família.

“Apesar desse jeitinho especial, ele trabalha, ajuda a manter a casa e gosta também de ir a festas. Mas dessa vez ele saiu para se divertir e não voltou mais”, afirma Selma.

Avaliação Psiquiátrica

A situação e caso de Renato chamou a atenção da Defensoria Pública estadual. Ao conversar com ele, após a prisão, um defensor público percebeu que ele não compreendia as suas perguntas. Durante a audiência de custódia com uma juíza, no dia 10, dava respostas incompreensíveis. Outros presos que participavam da videoconferência alertaram a magistrada sobre sua condição especial. A juíza, então, solicitou uma avaliação psiquiátrica do rapaz. Até ontem, no entanto, o exame não havia sido realizado e Renato continuava preso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES