Pais encontram dificuldades para matricular filhos

Matricular filhos longe de casa dificulta a vida dos pais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina tem a melhor educação do Brasil, mas também ainda há muitos bairros sem creches e escolas de ensino fundamental do 1º ao 5º ano. No início do ano, começa o drama de muitas mães pela busca de estabelecimentos que possam aceitar seus filhos. Apesar das 306 unidades de ensino municipal, a dificuldade maior está na ausência de escolas no próprio bairro.

A idade de 0 a 3 anos é a fase em que o cérebro humano está a pleno vapor: é quando as informações, experiências, imagens, sons e texturas - tudo o que a criança vivencia - que é base para aprendizagem e comportamento durante toda a vida. As creches são locais de estímulos e experiências que contribuem com essa etapa do desenvolvimento. Quando se tem a falta delas, isso ajuda a acentuar as diferenças sociais. Na educação infantil, que vai de 0 a 3 anos (creche) e de 4 a 5 anos (pré-escola), a oferta é obrigatória e deveria ser acessível a todos. Mas nem sempre isso é cumprido.

A PMT possui uma rede com 157 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 149 escolas de ensino de educação básica e atende crianças de 6 meses até 14 anos que são crianças do berçário até o 9º ano do ensino fundamental. O ensino fundamental I, também conhecido como anos iniciais,  se inicia logo após a educação infantil e é composto por 5 anos, sendo do 1º ano ao 5º ano.

Apesar do número de escolas na capital e em regiões rurais, grandes bairros como Bela Vista I,II, III e Loteamento Novo Bela Vista não possuem nenhuma escola de ensino fundamental da Prefeitura. A região só possui uma creche, a Centro Infantil Luiz Gonzaga Pires. No local não há vagas para o maternal e apenas para crianças do 1° período de 4 anos e do 2° para crianças de 5 anos, no turno da tarde.

Matrículas longe de casa dificultam vida dos pais

O drama da dona de casa Marília Pereira, mãe de três filhos – 04, 08 e 12 anos - que não tem como matricular os filhos no Bela Vista é ainda maior. Ela já enfrenta o pesadelo de não conseguir vagas. “No Bela Vista não há escolas e vagas. Eu fui ao Parque Piauí para conseguir uma vaga na creche, mas tenho que dormir, ir de madrugada lá. Para a idade dela não são nem 40 vagas”, afirma, na tentativa de achar uma vaga em uma creche nos arredores para a filha mais nova.

A mãe conta que o filho, Antônio Marcos, 08 anos, estuda em uma escola municipal há mais de 4 quilômetros de distância da casa deles. “No caso do Antônio pago uma pessoa para vir buscar e deixar todos os dias. Ele está no 2° ano”, reclama. Já a filha mais velha, Milena que estuda na Escola Municipal do Parque Piauí, a prefeitura disponibiliza um ônibus para o transporte dos alunos.

Enquanto espera uma solução viável oferecida pela prefeitura do município, Marília convive com as incertezas sobre a educação e o futuro dos três filhos. “Já está com três anos que o transporte aos estudantes não existe mais para algumas escolas aqui no Bela Vista. Uma creche no Vamos Ver O Sol pega crianças de berçário até 6 anos de idade e uma outra no Porto Alegre, mas fica muito contramão para mim que não tenho transporte. Só tem escolas longe. Estou tentando colocar meus filhos em escolas integrais como uma no Promorar que é mais pertinho”, admitiu.

No mesmo bairro, outra mãe passa por situação semelhante. A doméstica Marilene Farias só conseguiu matricular o filho, Rai Santos, 08 anos, em uma escola municipal de um bairro vizinho. A única escola que atende alunos do ensino fundamental na região é a Escola Municipal Luiz Fortes, na Rua Delfim Moreira,no Lourival Parente. "A situação no Bela Vista é a mesma para todas as mães, não temos escolas do 1º ao 5º ano. Só consegui matricular meu filho na Escola Municipal Luis Fortes, que fica em outro bairro. Não tenho transporte e vou deixá-lo a pé, apesar da distância", conta.

Apesar do crescimento populacional do Bela Vista, não houve construção de nenhuma nova escola ou creche no bairro e, segundo os moradores, a disponibilidade de vagas na única escola no local foi mínima.

Teresina vai ganhar 11 novos CMEIs em 2019

Em 2018, um total de 87.756 alunos foram matriculados no ensino municipal. 24 mil crianças só na educação infantil. A expectativa para este ano é de 26 mil. A PMT informou que as vagas para crianças menores de 4 anos ainda são poucas e destinadas a mães que trabalham. No entanto, garantiu que 11 novos centros de educação infantil serão entregues em 2019, destes 4 inaugurados em fevereiro.

De acordo com o Conselho Tutelar do Município, os pais que não conseguirem vagas nas escolas da rede municipal devem recorrer à entidade para solucionar o preenchimento de vagas nas regiões com déficit. Os artigos 53 e 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), obrigam o estado propiciar educação obrigatória e gratuita a crianças e adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES