País tem 4,18 milhões de crianças e jovens fora da escola, diz MEC

Para secretária de Educação Básica, escola tem de atender geração digital.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse nesta segunda-feira (29) que 4,18 milhões de crianças de 4 a 17 anos estão fora da escola. Emenda Constitucional aprovada no final do ano passado tornou obrigatório o ensino a todos que estão nessa faixa etária, mas estados e municípios têm até 2016 para cumprirem a meta. Antes, o ensino era obrigatório para as idades entre 6 e 14 anos.

A declaração da secretária foi feita durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece em Brasília até o dia 1º de abril, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Segundo Maria do Pilar, 2% das crianças entre 7 e 14 anos estão fora da escola ?cerca de 680 mil. De acordo com a secretária, há um esforço para colocá-las dentro da escola. ?Estamos fazendo uma busca ativa [por essas crianças]?, afirmou. Entre 4 e 5 anos e 15 e 17 anos, há outros 3,5 milhões fora das salas de aula.

Qualidade

A secretária admitiu que a escola é pouco atrativa para os jovens. ?Nossa escola é analógica para crianças e jovens digitais?, disse. ?É preciso um projeto que dialogue bem com essa geração?, afirmou.

Para Maria do Pilar, o problema não é só falta de dinheiro ou mal gerenciamento das verbas ?mas as duas coisas juntas. ?Precisamos de mais verbas, de usá-las bem. Só elas [as verbas] também não vai resolver. Só 10% [de investimento] do PIB [Produto Interno Bruto] e formação de professores precária, não resolve. Se a escola não tem água, não resolve.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES