Palestra e samba na Secretaria da Administração

Palestra e samba na Secretaria da Administração

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A programa??o carnavalesca da Secretaria da Administra??o (Sead) foi marcada por uma palestra sobre ?lcool e doen?as sexualmente transmiss?veis e a apresenta??o da Escola de Samba Samb?o. As atividades foram promovidas pela Unidade de Gest?o de Pessoas e teve a participa??o de v?rios servidores que ficaram impressionados com as imagens fortes de acidentes provocados pelo uso de bebidas alco?licas.

As fotos s?o do arquivo pessoal da enfermeira e professora da Universidade Estadual do Piau? (UFPI), Vera Xavier. ?S?o mostradas para que as pessoas entendam de forma incisiva que ?lcool e dire??o n?o combinam.? A enfermeira acrescentou que as pessoas precisam se conscientizar que ap?s o acidente ser?o levadas para o pronto-socorro e a fam?lia ? que ? penalizada. Vera Xavier lembra que acidentes provocados por pessoas alcoolizadas acontecem no dia-a-dia, n?o s? em per?odo de festas. ?Infelizmente, o ?lcool n?o ? tratado como problema epidemiol?gico, mas deveria.?

Vera Xavier disse que as pessoas t?m que observar as fotos de um ?rg?o genital afetado por doen?as sexualmente transmiss?veis e que elas podem acontecer com qualquer um, inclusive ser contaminado com o v?rus da Aids. ?S?o fotos chocantes, para sensibilizar", afirmou. E para evitar essas doen?as, s? mesmo usando uma prote??o, seja a camisinha feminina ou masculina.

A palestra chocou, mas tamb?m agradou aos participantes. Nonato Santos, gerente de compras, disse que o importante ? esclarecer, mostrar que as pessoas devem ter mais cuidado com a vida delas e a do pr?ximo. ?N?o ? s? estar dirigindo e acontecer acidentes, mas tem que ter cuidado com pedestres, ciclistas, motociclistas.? O gerente sugeriu a realiza??o da palestras em outros ?rg?os.

Ivana Sales, diretora da Unidade de Gest?o de Pessoas, informou que esse tipo de evento vai ter continuidade. A pr?xima palestra ser? sobre a lei Maria da Penha, que pune agressores de mulheres, e ser? realizada durante as comemora?es do Dia Internacional da Mulher. Ivana Sales disse que o impacto causado pelas imagens era necess?rio para mostrar que a mistura de sexo livre com dire??o e ?lcool provoca problemas graves, tanto imediatos, quanto futuros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES