Palma forrageira entra pela primeira vez na alimentação humana

Agropecuaristas estão salvando seus rebanhos como a palma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após salvar gado, ovelhas, cabras e outros animais do sertão do Piauí por fornecer alimentação e água ao mesmo tempo nos períodos secos constantes que região enfrenta, a palma forrageira entrou pela primeira vez na alimentação humana e em pratos sofisticados como empadões, tortas e suflês e como suco detox.

Prestes a entrar nos cardápios dos restaurantes, a palma forrageira ganhou até receitas, que serão divulgadas em 68ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), aberta, na noite de domingo, no Parque de Exposições, na zona rural de Teresina.

O agropecuarista Magno Cerqueira, proprietário de uma fazenda no município de Regeneração, onde planta oito dos 332 hectares da fazenda com palmas forrageiras, está no centro do pioneirismo do uso da palma forrageira na alimentação humana.

Magno Cerqueira afirmou que os alimentos feitos com a palma forrageira são a farinha, pastelão, torta,sorvete e suco.

“A palma é muito gostosa. Segundo a FAO, órgão das Nações Unidas para Alimentação, a palma é a alimentação do futuro. Ela entra como um legume na alimentação, como é hoje a beterraba e o chuchu. O suco detox é feito com palma forrageira, abacaxi e hortelã, uma receita da culinarista Vanilda Arrais”, afirmou Magno Cerqueira.

Cerqueira afirmou que no Piauí e em outros estados do Nordeste,que enfrentam a seca, os agropecuaristas estão salvando seus rebanhos como a palma forrrageira, que tem grande produtividade.

De acordo com Magno Cerqueira, enquanto a produtividade do capim é de 80 a 90 toneladas por hectare, a palma forrageira chega a 500 a 600 toneladas por hectares. Ele já está conseguindo em sua fazenda, uma produção de 400 a 500 toneladas por hectare – ano.

Magno Cerqueira vende as mudas de palma para os agricultores piauienses, de três variedades, a orelha de elefante mexicana, palma miúda e a palma palmária PB4.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES