Pandemia: Avalanche de resíduos plásticos está chegando aos oceanos

A poluição gerada pelos resíduos plásticos durante a pandemia ameaça a vida humana

Avalanche de resíduos da pandemia pode chegar nos oceanos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em suma, a cada dia que passa, nós chegamos mais perto do colapso ambiental. Problemas no meio ambiente, como aquecimento global e buraco na camada de ozônio, são uma ameaça à vida humana, como também é um perigo para a permanência de qualquer ser vivo no planeta Terra. Ademais, um dos problemas ambientais que mais preocupam é a poluição, e suas consequências.

O lixo plástico da pandemia ameaça a vida humana em curto prazo (Foto: Divulgação)Dessas, uma forma que está mais evidente é a poluição de plástico que é descartado na natureza. Em suma, o material pode demorar até mais de 600 anos para se decompor no meio ambiente.

E de acordo com um novo estudo, durante a pandemia do COVID-19, mais de 28 mil toneladas de resíduos plásticos relacionados com a pandemia, como por exemplo, máscaras e luvas acabaram nos oceanos.

Essa quantidade representa mais de dois mil ônibus de dois andares cheios de resíduos. O pior é que dentro de alguns anos, parte desse material plástico podem estar circulando ao redor do polo norte.

Estudo

O estudo descobriu que 193 países produziram aproximadamente 9,2 milhões de toneladas de resíduos plásticos relacionados com a pandemia desde o seu começo até meados de agosto de 2021.

Vários países produziram toneladas de lixo a partir do início da pandemia (Foto: Divulgação)A maioria desses resíduos, cerca de 87,4%, foram usados em hospitais. Enquanto 7,6% foram resíduos individuais. Os kits de embalagem e testes são cerca de 4,7% e 0,3% respectivamente.

No estudo, os pesquisadores criaram uma forma de prever quanto desse lixo plástico acabou no oceano depois de ser descartado. Com isso, eles previram que, a partir de 23 de agosto, aproximadamente 28.550 toneladas desses resíduos já tinham chegado aos oceanos. Eles chegaram até eles através de 369 grandes rios.

Plástico

E em três anos, a maior parte desses resíduos irá se deslocar da superfície do oceano para as praias e para o fundo do mar. Disso, os autores dizem que mais de 70% irá para as praias até o fim do ano.

Em três anos os resíduos irão se deslocar para a superfície do oceano (Foto: Divulgação)A curto prazo, esse lixo irá afetar principalmente os ambientes costeiros perto das suas fontes originais. Contudo, a longo prazo, as manchas de lixo podem se formar em mar abeto. De acordo com o estudo, essas manchas podem ser acumular no nordeste do Pacífico e no sudeste dos oceanos Índico.

Além disso, o plástico que irá em direção ao Círculo Polar Ártico chegará em um beco sem saída fazendo com que grande parte dele afunde para o fundo do mar. Outra previsão feita pelos pesquisadores é que a chamada zona de acumulação de plástico circumpolar se formará em 2025.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES