Pandemia: Cerca de nove milhões perderam o emprego

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Muita gente deixou de procurar emprego durante o surto | Fernando Madeira/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desemprego sobe para 13,3% em trimestre encerrado em junho e atinge a taxa mais alta dos últimos três anos. Com 83,3 milhões, número de ocupados no Brasil atinge menor nível desde a contabilização das estatísticas. Informações do site DW

A taxa oficial de desemprego do Brasil subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho, a mais alta em três anos, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (06/08). Durante este período marcado pelo surto de covid-19 no país, 8,9 milhões de postos de trabalho foram fechados.

Muita gente deixou de procurar emprego durante o surto

O dado representa um aumento de 1,1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior encerrado em março (12,2%) e de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12%). Trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em março-maio de 2017, quando a taxa também ficou em 13,3%, segundo o IBGE.

O instituto afirmou que 12,8 milhões de pessoas estão procurando emprego no Brasil. A chamada taxa de população desocupada apresentou estabilidade na comparação com o trimestre de janeiro a março (12,9 milhões) e também igual ao trimestre correspondente do ano anterior (12,8 milhões).

A população ocupada som 83,3 milhões de pessoas e chegou ao menor nível da série histórica iniciada em 2012, com redução de 9,6% (8,9 milhões de pessoas a menos) em relação ao trimestre anterior. Tanto a quantidade de pessoas ocupadas quanto o tamanho percentual da redução são novos recordes negativos.

Em outras palavras: quase 9 milhões de pessoas perderam seus empregos durante os meses agudos da epidemia de covid-19 no Brasil. Estima-se que a taxa de desemprego só não está maior porque muita gente deixou de procurar emprego ou simplesmente não estava disponível a trabalhar em meio à epidemia.

Na quarta-feira, o Banco Central reduziu sua taxa básica em 0,25 pontos para 2% - uma baixa histórica – numa tentativa de reanimar a economia, enquanto o número de mortos pelo novo coronavírus se aproxima da marca de cem mil no país.

A produção industrial caiu 10,9% no primeiro semestre do ano em comparação com os primeiros seis meses de 2019, apesar de uma forte recuperação de 8,9% em junho.

Analistas consultados pela pesquisa semanal do Banco Central preveem que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil contraia 5,66% neste ano, previsão menos pessimista do que há um mês, quando era de 6,5%.

Site: DW



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES