Pandemia estimula atividades home office

Para quem não está acostumado a trabalhar nessa modalidade, é preciso se adaptar para continuar sendo produtivo, mesmo estando em casa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o aumento de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, várias empresas mudaram a rotina dos funcionários, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Fazer home office, ou seja, trabalhar em casa, agora, faz parte do dia a dia de parte da população que busca conter o avanço da doença.

Mas para funcionários que não são acostumados com essa modalidade, surge um novo desafio. Como ser produtivo no trabalho em casa?  Será que a distração vai atrapalhar a agilidade e o bom desempenho?

CRÉDITO: Shutterstock

Karinne Barros, advogada e coach, explicou que é possível ser produtivo, mesmo trabalhando em casa, e traz algumas dicas importantes para passar por essa jornada em constante atividade. 

Primeiramente, um dos fatores mais importantes é a preservação do mesmo horário em que costuma acordar e tomar banho, como se estivesse indo trabalhar fora.

“Isso vai melhorar a sua fisiologia não verbal, a comunicação. A mente vai entender que você está pronto para trabalhar”, informou Karinne.

Karinne Barros, advogada e coach| Crédito: Divulgação

Exercer a profissão com trajes inadequados, também pode interferir no resultado que o trabalho merece. Cabe também ao funcionário estabelecer um cronograma, um plano do dia e a criação de uma lista de atribuições a serem executadas para que nada possa atrapalhar o foco. 

“É importante que você tenha uma limitação do tempo e anote as tarefas do dia e limite o número de horas para cada uma delas, para que você saiba que o horário de trabalhar vai ter início e também vai ter um fim, pois tem outros setores da sua vida que você vai precisar dar atenção”, falou a coach, que acrescenta que trabalhar em casa significa também inserir na agenda que filhos, esposa, marido e cuidado próprio precisam de espaço, mas no horário delimitado.

“No momento, como estamos nessa onda do coronavírus, não temos muito tempo para estar saindo de casa, mas podemos fazer algumas atividades que podem trazer resultados bastante assertivos, como fazer uma caminhada ao redor da casa ou usar a esteira, se você tiver. É também importante que você evite a dispersão nas redes sociais”, aconselha.

crédito: MASKOT_GETTY IMAGES

Delimitar um tempo para entrar nas redes sociais pode livrar da temida procrastinação

“A cada duas horas no trabalho, fazer 15 minutos nas redes sociais. Isso faz com que você evite a procrastinação e também para evitar não trabalhar mais que a carga horária prevista”, informa.

As tarefas de uma empresa podem crescer e demandar mais tempo e esforço, mas seguindo as recomendações de Karinne Barros, o colaborador deve cumprir seu horário sem longas extensões de serviço. “Você precisa evitar ficar até tarde resolvendo problemas, já que isso não quer dizer que você é um colaborador eficiente, pelo contrário, a empresa precisa entender que você também precisa do seu horário de descanso, que você vai fazer o que tem que ser feito dentro das suas limitações”, falou.

O papel da empresa também segue para a preocupação com o colaborador, que precisa estar feliz e emocionalmente bem para elevar e manter os bons resultados, principalmente nos momentos mais difíceis.

Diante da crise que se espalha, Karinne levanta questões sobre o entendimento e uma nova visão sobre a atual situação  “É um momento que as pessoas têm que fazer aquilo que deve ser feito, que elas vão precisar se adaptar a trabalhar algumas habilidades que para elas não são tão fáceis, e então é um momento que ela vai ter que ficar, trabalhar a mente e dizer: eu preciso fazer isso”, frisa.

CRÉDITO: Cavan Images_Getty Images

A profissional garante que o período também traz muitos pontos positivos e devem ser usados para refletir. "É um momento muito ligado à Quaresma, ou seja, de moderação, de sacrifícios, e eu sempre gosto de dizer que nós precisamos olhar para todas as circunstâncias e ver o que elas têm de bom, então aproveite esse tempo para se capacitar mais", sugere.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES