Pane causa apagão em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC)

Existem duas usinas de emergência em Rio Branc

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pane no sistema de distribuição de energia no interior de Rondônia causou, nesta sexta-feira, 8, um blecaute que afeta Porto Velho, capital do Estado, Rio Branco, capital do Acre, e mais 10 municípios.

Existem duas usinas de emergência em Rio Branco, mas nenhuma delas entrou em operação até o momento. O apagão aconteceu às 10h00 locais (12h00 pelo horário de Brasília). Hospitais e indústrias estão completamente sem energia.

O governador do Acre, Binho Marques (PT), já acionou seus assessores e secretários para tentar resolver o problema.

Mânsil Lima Cordeiro, secretário da Fazenda, disse ao Blog da Amazônia que o governo foi informado pelo diretor da Eletroacre, Celso Matheus, sobre um problema em um disjuntor em Vilhena.

Segundo José Luis Neves, engeheiro-chefe da Eletronorte em Rio Branco, houve um problema em um disjuntor da subestação Vilhena, que liga o sistema Acre-Rondônia ao sistema Integrado Nacional.

De Vilhena até o Acre existem seis sub-estações; em duas delas, no interior de Rondônia, a energia já foi reestabelecida. Segundo ele, o mesmo deve acontecer em algumas horas nas demais.

O governo do PT, que administra o Estado há quase 12 anos, havia anunciado, durante a gestão do então governador Jorge Viana, que o Acre dispunha de sobra de energia até 2010.

A imprensa local noticiou, também nesta sexta, que a Eletroacre, empresa que comercializa energia no Estado, anunciou que os blecautes de 2009 não se repetiriam neste ano. De acordo com a diretoria da empresa, os problemas que causaram os apagões haviam sido resolvidos.

O governador Binho Marques admitiu dispor de poucas informações, mas disse que não se trata de um problema do Sistema Nacional, e sim da falta de alternativas em casos como este.

Marques contou que a Eletronortte está concluído um processo de licitação para instalar uma rede alternativa entre o Acre e o sistema Nacional. E lamentou que a estação de emergência em Rio Branco - uma termelétrica - não tenha entrado em funcionamento.

- São equipamentos obsoletos que, infelizmente, não podem ser acionados de imeadiato. Essa é a triste realidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES