Pantanal está entre os 50 melhores lugares do mundo, diz Revista Time

Junto com França, Marrocos e Coreia do Sul, Pantanal conquistou lugar no ranking internacional

Pantanal | Arquivo MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pantanal, considerada a maior área úmida do planeta, é um ecossistema único e exuberante que se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil. Recentemente, a região ganhou reconhecimento internacional ao ser selecionada pela Revista Time como um dos 50 melhores lugares do mundo em 2023, na categoria "ponto de safári da América do Sul".

A revista destaca a coexistência harmoniosa entre cowboys, capivaras e caipirinhas nessa região rural do Brasil, onde rios, pastagens e ilhas formam um labirinto que abriga uma vida selvagem próspera. Gerações de fazendeiros aprenderam a trabalhar em harmonia com a terra e a fauna nativa, resultando em um ecossistema único, onde os visitantes têm a oportunidade de se aventurar em um verdadeiro safári sul-americano, avistando araras coloridas, tucanos, colhereiros e até mesmo a icônica onça-pintada, predador da América do Sul.

A revista também destaca os esforços de preservação ambiental na região, como o projeto "Arara Azul", que resgatou milhares de aves dessa espécie da extinção no Pantanal, e o projeto do INCAB Brasil, que trabalha na conservação da Anta brasileira.

Pantanal é destaque da Revista Time (Arquivo)

De acordo com a WWF-Brasil, o Pantanal abriga pelo menos 4.700 espécies, incluindo uma diversidade impressionante de plantas e vertebrados. São mais de 3.500 espécies de plantas, 325 espécies de peixes, 53 espécies de anfíbios, 98 espécies de répteis, 656 espécies de aves e 159 espécies de mamíferos. Durante a temporada de cheias, que afeta cerca de 80% do Pantanal, a região se transforma em um verdadeiro paraíso de descobertas.

O Pantanal tem uma área de 210 mil quilômetros quadrados, equivalente à soma de Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda, países que também integram a lista internacional. 

O bioma é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, abrangendo o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense as Reservas Particulares de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê.

SÃO PAULO – Em 2022, o Brasil também não ficou de fora. Contemplado na categoria “de volta ao Brasil”, São Paulo conquistou um lugar se destacando pela sua hospedagem. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES