Papa acende Círio da Paz e inicia celebrações de Natal

Durante o acendimento do círio, o papa não deu declarações nem leu discursos, apenas rezou pela paz no mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Bento XVI acendeu hoje o Círio da Paz na janela de seu apartamento, que tem vista para a Praça de São Pedro, pouco depois que fosse descoberto, em uma tarde chuvosa, o Portal de Belém de tamanho natural construído no Vaticano.

A inauguração do portal e o acendimento do círio são os dois ritos tradicionais com que é dado início às celebrações natalinas no Vaticano, onde às 22h (hora local) desta noite o papa celebrará na Basílica de São Pedro a Missa do Galo. A decisão de antecipar em duas horas a missa é para que o pontífice, que tem 82 anos e amanhã precisará oficiar os ritos do Natal, não se canse.

Durante o acendimento do círio, o papa não deu declarações nem leu discursos, apenas rezou pela paz no mundo e, com a vela, fez o sinal da cruz. Depois com a mão cumprimentou e abençoou os presentes na praça. O Portal de Belém foi inaugurado pelo cardeal Angelo Comastri, vigário para a Cidade do Vaticano, entre cantos de crianças e músicas de Natal.

O Nascimento está novamente ambientado na Belém daquela época e ocupa uma superfície de 300 metros quadrados, segundo informou o Vaticano. Ao lado do Portal foi colocada a tradicional árvore de Natal, este ano presente da região de Valônia (Bélgica) e inaugurada no último dia 18 por Bento XVI. A tradição de instalar um presépio na Praça de São Pedro, junto ao obelisco, começou em 1982 por desejo do papa João Paulo II e foi mantida por Bento XVI em seus quase cinco anos de Pontificado. Além do Portal de Belém da Praça de São Pedro, também foi instalado outro dentro da basílica vaticana e outro no apartamento do papa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES