Papa critica o terrorismo e pede esforço por fim de guerra

Ele ainda expressou apoio aos esforços da ONU pelo fim da guerra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco celebrou na noite desta quinta-feira (24) a missa do Galo, na basílica de São Pedro, durante a qual pediu aos católicos que "cultivem a justiça" e sejam "sóbrios".

"Em uma sociedade frequentemente embriagada pelo consumo e os prazeres, de abundância e luxo, de aparência e narcisismo, Ele nos chama a ter um comportamento sóbrio, simples, equilibrado, linear, capaz de entender e viver o que é realmente importante", disse Francisco em seu estilo claro e direto de falar.

Durante a solene homilia, celebrada com o auxílio de uma centena de prelados e assistida por centenas de peregrinos e religiosos, Francisco falou sobre um dos grandes males da sociedade moderna: a indiferença.

"Em um mundo geralmente duro com o pecador e indulgente com o pecado, é necessário cultivar um forte sentido de justiça, de busca e de por em prática a vontade de Deus".

"Diante da cultura da indiferença, que com frequência termina por ser impiedosa, nosso estilo de vida deve estar repleto de piedade, de empatia, de compaixão e de misericórdia, que extraímos a cada dia do poço da oração".

O Papa pediu aos católicos que parem de sentir "medo e temor", e qualificou Jesus como um "príncipe da paz".

"Que, como os pastores de Belém, nossos olhos se encham de assombro e maravilha ao contemplar no Menino Jesus o Filho de Deus".

Já nessa sexta feira (25) o Papa Francisco falou em sua tradicional mensagem de Natal sobre os atos terroristas e a destruição do "patrimônio histórico e cultural de povos inteiros".

"Quero recordar também quantos foram atingidos pelos atos terroristas atrozes nos recentes massacres ocorridos" no Egito, Beirute, Paris, Bamako e Tunísia, disse.

O pontífice pediu ainda "o fim das atrocidades" no Iraque, Iêmen e na África subsaariana que, além das "numerosas vítimas, provocam enormes sofrimentos e não respeitam nem sequer o patrimônio histórico e cultural de povos inteiros".Ele também expressou apoio aos recentes esforços da ONU para tentar acabar com as guerras na Síria e na Líbia, durante sua tradicional mensagem de Natal.

"Que o acordo alcançado dentro das Nações Unidas consiga o quanto antes calar o barulho das armas na Síria (...) É igualmente urgente que o acordo sobre a Líbia encontre o apoio de todos", afirmou o pontífice em referência aos conflitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES