Papa diz que aborto e casamento homossexual são perigosos

Bento 16 foi ovacionado de pé pelo público que assistia a seu discurso em Portugal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Bento 16 condenou nesta quinta-feira (13) o aborto e o casamento homossexual, dizendo que essas são práticas "traiçoeiras e perigosas".

O líder máximo da Igreja Católica pronunciou o discurso no Santuário de Fátima, em Portugal, país que legalizou o aborto em 2007 e deve promulgar o casamento gay ainda neste ano.

Bento 16 disse que o casamento entre homem e mulher é o fundamento para a defesa dos "valores essenciais da vida".

- As iniciativas voltadas para salvaguardar os valores essenciais da vida, desde sua concepção, e da família, fundamentada no casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher, ajudam a responder a alguns dos desafios que, hoje, se opõem ao bem comum.

O papa falou sobre o assunto diante dos principais representantes das organizações sociais de Portugal, católicas ou não, e foi ovacionado em pé.

Depois de legalizar o aborto após um referendo em 2007, Portugal, país de forte tradição católica, prepara-se para autorizar o casamento gay, mantendo, no entanto, a proibição de permitir a esses casais a adoção de crianças.

Votada em fevereiro pela maioria de esquerda do Parlamento, a lei sobre o matrimônio homossexual deverá ser promulgada pelo chefe de Estado antes de 17 de maio.

Católico praticante, o presidente Anibal Cavaco Silva tem a possibilidade de vetar o texto, o que o remeteria a um segundo voto, dessa vez, definitivo.

Ao contrário da Espanha, onde o clero se mobilizou contra o casamento gay, autorizado desde 2005, em Portugal, a Igreja Católica se isolou dos debates e a iniciativa foi definida, semana passada, como um simples "detalhe na vida da nação" pelo cardeal José Policarpo, arcebispo de Lisboa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES