Papa diz que decidiu nome após frase de cardeal brasileiro: “Não se esqueça dos pobres”

“Não se esqueça dos pobres”, disse cardeal Dom Claudio Hummes. Papa falou em encontro com a imprensa neste sábado (16), no Vaticano.

Papa Francisco acena ao chegar ao encontro com jornalistas no Vaticano, neste sábado (16) | Vincenzo Pinto/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um encontro com a imprensa na manhã deste sábado (16), na sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Francisco disse que escolheu seu nome de líder da Igreja Católica após falar com o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes - arcebispo emérito de São Paulo, que participou do conclave que elegeu o novo Papa.

"Na eleição eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado pois, afinal, havia sido eleito Papa. [...] Ele me abraçou, me beijou e disse "não se esqueça dos pobres". Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis."

No encontro, o novo Papa disse que a imprensa e a Igreja têm "pontos de proximidade por trabalharem com a comunicação". "No caso da Igreja, da bondade, da verdade e da beleza."

Encontro com Cristina/b>

Segundo a agência de notícias EFE, Francisco receberá na próxima segunda-feira, às 12h50 (horário local, 8h50 de Brasília), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, informou a assessoria de imprensa do Vaticano. Essa será a primeira audiência de Francisco com um chefe de governo e acontecerá na Casa de Santa Marta, onde o pontífice está hospedado enquanto não toma posse de seus quartos no Palácio Apostólico.

A presidente argentina viajará para Roma para assistir à missa inaugural do religioso, prevista para a próxima terça-feira, e na qual deverão estar presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo.

O papa também almoçará no próximo sábado com o pontífice emérito Bento XVI na residência apostólica de Castel Gandolfo, ainda segundo a assessoria de imprensa do Vaticano.O porta-voz Federico Lombardi já antecipara a intenção do papa de visitar o seu antecessor, que ficará em Castel Gandolfo até o fim das obras de reestruturação do mosteiro no interior dos muros do Vaticano onde viverá após sua renúncia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES