Papa Francisco diz não temer cisma entre católicos após bênção a casais LGBTQIA+

Francisco minimizou as críticas e disse que possibilidade de um cisma na igreja é ventilada somente por grupos pequenos

Papa Francisco diz não temer cisma entre católicos após bênção a casais LGBTQIA+ | Foto: Reprodução/Vatican News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A autorização da bênção para casais do mesmo sexo, sancionada pelo Papa Francisco em meados de dezembro, ainda está causando repercussões no Vaticano. Em uma entrevista ao jornal italiano La Stampa, o pontífice afirmou não estar preocupado com a possibilidade de um cisma na Igreja Católica, mesmo diante da indignação de setores conservadores com essa decisão. 

Francisco minimizou as críticas e disse que possibilidade de um cisma na igreja é ventilada somente por grupos pequenos. "Devemos deixá-los à vontade e seguir em frente... e olhar para o futuro", disse o papa, sem especificar a quais grupos se referia, na entrevista publicada nesta segunda-feira (29).

A permissão concedida pela igreja está gerando debates, com bispos em certos países se opondo a permitir que seus sacerdotes realizem a bênção para casais LGBTQIA+. A resistência é particularmente intensa em nações africanas, onde a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo pode resultar em prisão ou até mesmo pena de morte em algumas áreas. 

Francisco se disse confiante na entrevista de que os críticos acabem entendendo os propósitos da medida. Em seguida, emendou que os católicos no continente africano são "um caso à parte". "Para eles, a homossexualidade é algo 'ruim' do ponto de vista cultural. Eles não a toleram", afirmou.

"[Os críticos] me perguntam como é possível [a bênção a casas do mesmo sexo]. Eu respondo: o Evangelho é para santificar a todos. É claro, desde que haja boa vontade. [...]  Somos todos pecadores: então por que fazer uma lista de pecadores que podem entrar na igreja e outra lista de pecadores que não podem estar na igreja? Isso não é o Evangelho", disse.

Desde a declaração, divulgada em 18 de dezembro, o Vaticano tem se esforçado para enfatizar que as bênçãos não representam "endosso" ou "absolvição" de atos homossexuais, que a igreja considera pecados, e que não devem ser vistas como algo equivalente ao sacramento do matrimônio para casais heterossexuais.

Mas mesmo um esclarecimento divulgado no começo do mês pelo escritório doutrinário do Vaticano não foi suficiente para arrefecer as críticas feitas pelos bispos na África. Líderes da igreja no continente emitiram uma carta dizendo que a decisão havia causado "inquietação na mente de muitos" e que não poderia ser aplicada devido ao contexto cultural na região.

A declaração que autoriza a bênção, conhecida por seu título em latim Fiducia Supplicans (confiança suplicante), foi emitida pelo departamento doutrinário do Vaticano e aprovada pelo papa. Embora a abertura do papa à prática tenha sido bem recebida por muitos, conservadores disseram que isso poderia abalar os fundamentos da fé e até levar a um cisma na igreja.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES