Papa Francisco manda desligar fontes devido a seca no Vaticano

Segundo porta-voz, cerca de cem chafarizes serão fechados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco decidiu fechar cerca de cem das famosas fontes do Vaticano, incluindo as duas obras barrocas do século XVII na Praça de São Pedro. A medida foi tomada devido a uma prolongada seca na Europa que afeta também a pequena cidade-estado, além da capital italiana.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse que não se lembra de nenhuma outra ocasião em que a Igreja Católica foi levada a desligar os chafarizes. O calor do verão europeu deste ano, após dois anos de chuvas abaixo da média, força o fechamento de fontes de água potável e a possibilidade de racionamento.

"Esta é a forma de o Vaticano se solidarizar com Roma, tentando ajudar a superar esta crise", afirmou Burke à agência de notícias Reuters, durante uma entrevista na Praça de São Pedro, onde já estavam fechadas as duas fontes do século XVII dos escultores Carlo Maderno e Gian Lorenzo Bernini.

Em julho, o índice de chuvas ficou 72% abaixo do normal em Roma, de acordo com o canal do tempo Sky Italia. A precipitação foi 74% menor em junho, e também houve uma redução de 56% na média de longo prazo nos meses de março, abril e maio.

O cuidado com o planeta e seus recursos é uma questão importante para o Papa Francisco, que exigiu uma ação rápida de líderes mundiais sobre a primeira encíclica de história dedicada ao meio ambiente."Esta decisão é muito em linha com o pensamento do Papa sobre a ecologia: não se pode desperdiçar, e às vezes é preciso estar disposto a fazer um sacrifício", disse Burke.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES