Papa Francisco pede 'perdão' a ciganos por discriminações da igreja

Em visita ao bairro de Barbu Lautaru, pontífice recebeu flores de um menino e pediu aos ciganos que 'assumam seu papel preponderante'.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante um encontro realizado neste domingo (2) com representantes da comunidade cigana na Romênia, o papa Francisco pediu "perdão" aos ciganos em nome da Igreja pelas discriminações, segregações e maus-tratos. "Peço perdão, em nome da Igreja, ao Senhor e a vocês, pelas vezes em que, no curso da história, nós os discriminamos, maltratamos ou os olhamos mal", declarou o pontífice em um discurso dirigido à comunidade cigana da cidade de Blaj, na região central da Romênia. 

Na Europa, o número de ciganos é calculado em entre 10 e 12 milhões. As informações são do G1.

Francisco foi recebido por milhares de pessoas no bairro de Barbu Lautaru, construído ao redor de uma rua estreita, de casas pequenas.

Na última etapa de sua viagem de três dias à Romênia, o papa se reuniu com integrantes da minoria cigana, que tem entre um e dois milhões de pessoas em um país com 20 milhões de habitantes, onde constituem uma comunidade pobre e com frequência marginalizada.

Andreas Solaro/Pool via REUTERS

Depois de saudar uma família e receber flores de um menino, o pontífice se dirigiu aos fiéis de uma pequena igreja do bairro e pediu aos ciganos que "assumam seu papel preponderante, sem ter medo de compartilhar e oferecer estas notas particulares", que são parte de sua identidade, citando seu senso de "família, de solidariedade, de hospitalidade".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES