Papa Francisco pede que fiéis em Aparecida rezem por ele e diz que volta ao Brasil em 2017

Na missa celebrada hoje, Francisco disse que o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer são

Avalie a matéria:
Papa Francisco beija imagem de Nossa Senhora de Aparecida | Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o término da celebração da missa no Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira (24), o papa Francisco saiu à tribuna do templo, abençoou os fiéis que se encontravam no local e pediu que rezassem por ele. "Quero pedir um favor, com jeitinho: rezem por mim", afirmou Francisco, acrescentando que deve voltar ao Brasil em 2017.

A volta do papa ao Brasil daqui a quatro anos coincidiria com a comemoração dos 300 anos desde que a estátua de Nossa Senhora apareceu na rede de pescadores no rio Paraíba, em 1717, e passou a ser venerada como Nossa Senhora Aparecida.

Francisco proferiu a benção em espanhol, e avisou ao público: "Eu não falo brasileiro". Muito obrigado, de coração, de todo meu coração. Que a Nossa Senhora Aparecida os abençoe, que abençoe sua família, que abençoe seus filhos, que abençoe seus pais e que abençoe a pátria", disse o pontífice.

Missa

Na missa celebrada hoje, Francisco disse que o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer são "ídolos passageiros". "É verdade que hoje mais ou menos todas as pessoas e também os nossos jovens experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de deus e parecem dar esperança: dinheiro, poder, sucesso e prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", afirmou o pontífice.

Essa é a primeira missa aberta ao público celebrada pelo papa no Brasil. Ontem, ele rezou uma missa privada para cardeais e freiras na residência Assunção, no Rio, onde está hospedado. Ele chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (22) e deve retornar ao Vaticano no próximo domingo (28).

O papa Francisco chegou por volta das 10h35 ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No ambiente conhecido como Capela dos 12 Apóstolos, ele venerou a imagem de Nossa Senhora. Essa é a primeira vez que um papa entra na sala e faz esta oração. A imagem venerada foi encontrada no rio Paraíba em 1717 e fica exposta em uma caixa de vidro blindado.

Na oração, o papa pediu pelos jovens e pela Jornada Mundial da Juventude. Ele também pediu que Nossa Senhora acompanhe e que os devotos dela, principalmente nos momentos mais difíceis. Ao final, depositou flores junto à imagem.

Para Francisco, é necessária uma "visão positiva da realidade" apara auxiliar os jovens a encontrarem seu caminho. "Eles [jovens] são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles precisam que lhes sejam propostos valores imateriais, que são o coração de um povo", afirmou.

O papa disse ainda que o cristão não pode ter "cara de luto". "O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede pela vida de seus filhos", disse o pontífice. "Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista, não pode ter cara de luto."

Apaixonados por Cristo

Ainda durante a homilia, o papa afirmou que estar "apaixonado por Cristo" enche o coração dos critãos de alegria. "Se estivermos verdadeiramente apaixonados por Cristo e sentirmos que ele nos ama, o coração se encherá de alegria e contagiará quem está do nosso lado. Nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser. O faremos com esperança, confiantes na surpresa de Deus e cheios de alegria. Assim seja", disse Francisco ao encerrar sua reflexão.

A visita a Aparecida foi um pedido pessoal do papa, devoto de Maria. O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi inaugurado em 1980 pelo papa João Paulo 2º, o primeiro sumo pontífice a pisar em solo brasileiro. Em 2007, recebeu a visita de Bento 16.

A missa foi celebrada dentro do Santuário para 15 mil fiéis, e não no pátio externo, para 250 mil --o Vaticano assim determinou alegando razões de segurança. Dos 15 mil que puderam acompanhar a missa no interior da igreja, cerca de 3.000 são convidados, autoridades e religiosos. As outras 12 mil pessoas tiveram de madrugar para tentar conseguir um lugar. Todos tiveram de passar pelo detector de metais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES