Papa lava os pés de 12 jovens infratores em ritual da Quinta-Feira Santa

O gesto é um dos rituais e, de acordo com a tradição cristã, representa a humildade de Cristo com seus apóstolos antes de ser preso.

Papa lava os pés de 12 menores infratores em ritual da Quinta-Feira Santa | Divulação Vaticano/Tiziana Fabi/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (6), o Papa Francisco, apesar de seus problemas de saúde, dirigiu-se ao presídio Casal del Marmo, localizado no norte de Roma, e lavou os pés de doze jovens detidos.

Esse gesto é um dos rituais da Quinta-feira Santa e, de acordo com a tradição cristã, representa a humildade de Cristo com seus apóstolos antes de ser preso, condenado à morte e crucificado em Jerusalém, na sexta-feira.

Essa não foi a primeira vez que o pontífice argentino, de 86 anos, realizou esse rito nessa instituição para menores. Em 2013, após sua eleição para o trono de Pedro, Francisco também lavou os pés de jovens detidos no Casal del Marmo.

Sorrindo e apoiado em uma bengala, Jorge Mario Bergoglio posicionou-se diante de cada um dos 12 jovens detidos, incluindo duas meninas, para lavar seus pés. Em um gesto de humildade, o Papa abaixou-se e beijou os pés deles.

Papa lava os pés de 12 jovens infratores em ritual da Quinta-Feira Santa (Foto:  Divulgação/Vaticano)Alguns dos jovens retribuíram o gesto com um beijo na mão, enquanto outros aproveitaram para trocar algumas palavras com Francisco.

Segundo o Vaticano, entre os jovens que participaram da cerimônia, transmitida ao vivo pela primeira vez, havia um muçulmano e católicos de diferentes partes do mundo.

Desde o início de seu pontificado, em 2013, o Papa Francisco optou por realizar essa celebração fora do Vaticano, como uma forma de estar mais próximo das pessoas.

Batismo do óleo sagrado

Pela manhã, o Papa Francisco presidiu a missa crismal na Basílica de São Pedro, onde foi abençoado o óleo sagrado utilizado em outros sacramentos durante o ano.

No domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo de acordo com os Evangelhos, o sumo pontífice concederá a bênção "Urbi et Orbi" à cidade e ao mundo, além de ler a tradicional mensagem sobre os desafios enfrentados pelo mundo.

Meio Norte notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES