Papa pede ajuda de bispos com a comissão sobre abuso sexual

O pontífice enviou carta aos bispos pedindo cooperação com a comissão e que priorizem o assunto, mesmo que isso revele novos escândalos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Francisco ordenou nesta quinta-feira (5) que os bispos católicos em todo o mundo cooperem plenamente com a comissão criada por ele para proteger as crianças do abuso sexual por parte de clérigos e deem prioridade à questão, mesmo que isso revele novos escândalos.


O pontífice enviou a carta aos bispos e chefes de instituições religiosas um dia antes de a comissão, que ele criou no ano passado, realizar sua primeira reunião plena. Na correspondência, o papa diz: "Tudo deve ser feito para livrar a Igreja do flagelo do abuso sexual de menores e para abrir os caminhos da reconciliação e cura para aqueles que sofreram abusos.”

"As famílias precisam saber que a Igreja está fazendo todos os esforços para proteger seus filhos. Não deve ser dada prioridade a nenhum outro tipo de preocupação, seja qual for a sua natureza, tais como o desejo de evitar o escândalo, já que não há absolutamente nenhum lugar no ministério para aqueles que abusam de menores", disse ele.

Uma integrante da comissão, Marie Collins, da Irlanda - vítima de abuso sexual -, disse à Reuters que os membros da comissão pediram ao papa que escrevesse a carta para frustrar qualquer resistência por parte dos bispos ao seu trabalho.

A Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,2 milhão de fiéis, vem sendo afetada nos últimos 15 anos por um escândalo envolvendo o abuso sexual de crianças por padres em todo o mundo.

Desde sua eleição, em março de 2013, Francisco por várias vezes prometeu tolerância zero para com os infratores, mas vítimas de abuso querem que ele faça mais e responsabilize os bispos acusados de encobrir casos de abusos.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES