Prorrogação: Vacinação contra gripe vai até dia 1º

Teresina ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.

Avalie a matéria:
O público alvo da campanha são idosos, gestantes, crianças entre seis meses a 2 anos, indígenas e funcionários de saúde. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe teve prazo prorrogado até o dia 1º de junho, próxima sexta-feira.

Durante essa semana, crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer fase gestacional e idosos a partir dos 60 anos devem procurar os postos de saúde mais próximos de casa para imunização.

Teresina ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. Até a última sexta-feira (25), a FMS havia imunizado 60,21% do público-alvo, sendo as crianças e gestantes os que menos têm procurado o atendimento. De acordo com o órgão, apenas 48,31% de 10.211 gestantes e 56,49% de 20.423 crianças foram vacinados.

Davi completou seis meses no último dia do prazo de vacinação e já precisa tomar a vacina contra a gripe. Sua mãe Eudésia Monção garante que não esquece nenhum prazo de vacina e reforça a atenção voltada para a saúde do filho. ?Ele é tão pequeno e eu me preocupo com a saúde dele.

Pegar uma gripe dessas é um perigo. Eu tenho uma imunidade muito baixa, então qualquer coisa pego uma gripe. Do jeito que as viroses que aparecem são fortes, eu tenho cuidado de deixá-lo imune?, explica. Vale ressaltar que crianças que tomarem a vacina pela primeira vez precisam retornar ao posto de saúde mais próximo de casa para tomar o reforço.

Idosos como D. Diana Mendes dos Santos, de 84 anos, também têm comparecido com frequência. ?Acho muito importante porque ajuda na saúde da gente, principalmente na idade que a gente está, pois ficamos mais fragilizadas. Sempre que tem campanhas de vacinação eu vou. Tenho cuidado com a minha saúde?, explica.

Neste final de semana, as salas de vacina dos Hospitais Buenos Aires, Primavera, Parque Piauí, Promorar, Satélite, Maternidade Wall Ferraz (Ciamca) e Centro de Saúde do Cristo Rei estarão funcionando no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h para atender o público-alvo. Além disso, serão disponibilizados postos volantes no Teresina Shopping, Supermercado Extra da Avenida Presidente Kennedy e Supermercado Comercial Carvalho da Avenida Homero Castelo Branco no mesmo horário.

?A vacina é voltada para quem tem imunidade fragilizada. Crianças, gestantes e idosos precisam se vacinar para dar um reforço à saúde. Profissionais da saúde também devem procurar os postos de vacinação?, ressalta Maria Lúcia Brito, técnica em enfermagem do Hospital da Primavera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES