Para especialistas, Bolsonaro está acelerando crise de saúde pública

Brasil já sofreu mais de 1.000 mortes por Covid-19

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Especialistas médicos disseram temer que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar acelerando a marcha do país em direção a uma devastadora crise de saúde pública, como as que atingiram o norte da Itália e Nova York, minando as medidas de distanciamento social.

Bolsonaro é um dos quatro líderes mundiais ainda subestimando a ameaça do coronavírus à saúde pública, ao lado dos presidentes autoritários da Nicarágua, Bielorrússia e Turquemenistão.

Reprodução - EXAME

Na Páscoa, o líder de extrema-direita do Brasil rejeitou repetidamente as recomendações de distanciamento de seu próprio ministério da saúde, saindo em busca de rosquinhas, agradando fãs e proclamando: "Ninguém impedirá meu direito de ir e vir". Durante uma excursão, Bolsonaro foi filmado limpando o nariz com o pulso antes de apertar a mão de uma senhora idosa.

Especialistas em saúde pública e doenças infecciosas acreditam que esse comportamento está corroendo as únicas medidas existentes entre o Brasil - que sofreu mais de 1.000 mortes por Covid-19 - e uma calamidade na saúde.

"É como se todos estivessem no mesmo trem em direção a uma beira do penhasco e alguém dissesse: 'Cuidado! Há um penhasco! 'E os passageiros gritam:' Ah, não, não existe! 'E o maquinista diz:' Sim, não há nada lá! '”, Disse Ivan França Junior, epidemiologista da faculdade de administração da Universidade de São Paulo. saúde. "Minha tristeza decorre de ver mortes evitáveis que não vamos evitar."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES