Parada do Orgulho LGBT reúne 3,5 milhões de pessoas e toma a Avenida Paulista em SP

Evento começou às 13h20 deste domingo, com mais de uma hora de atraso.

Ao todo, 14 trios elétricos irão passar pela avenida rumo ao Centro de SP | AE/ Marcos Arcoverde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os participantes a 16ª Parada do Orgulho LGBT tomavam a Avenida Paulista por volta das 15h deste domingo (10). No horário, o oitavo trio elétrico deixava a concentração do evento e os primeiros carros desciam a Rua da Consolação rumo à Praça Roosevelt, na região central de São Paulo. A parada começou às 13h20, com mais de uma hora de atraso. O evento espera reunir cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Até o horário, a Polícia Militar não registrava ocorrências graves na Parada Gay. Mais cedo, algumas pessoas chegaram à Paulista segurando uma faixa ?Punks e Skinheads contra a homofobia?. A princípio, a PM barrou o acesso deles ao evento. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) foi chamada, constatou que eram simpatizantes e eles acabaram liberados. Um outro grupo de skinheads foi identificado atrás do Masp e dispersado, segundo a PM.

Ainda na concentração da parada, a Polícia Militar tentava impedir que os participantes utilizassem garrafas de vidro. Eles eram aconselhados a despejar o líquido em copos ou garrafas de plástico. A Secretaria da Saúde distribuiu 700 mil preservativos antes da parada.

Alegria e descontração são a marca do evento, mas não o único objetivo. Dindry Buck e Send Buck fazem parte do "Esquadrão das Drags", um projeto de conscientização da juventude gay. Elas estão no projeto há um ano, mas frequentam a Parada desde 1997. "Nosso objetivo é conscientizar, sem perder o bom humor", disseram durante a parada.

Geisy Arruda é uma das famosas que prestigiam a festa. ?Todos os meus amigos são gays, eu não tenho amiga mulher. É o terceiro ano que eu venho. Eu brinco com os amigos que eu sou um travesti, já nasci operada. Eu já sofri muito preconceito, sei o que os gays sofrem?, afirmou na concentração do evento.

Trios elétricos

A parada terá, ao todo, 14 trios elétricos, sendo três deles oficiais, comandados pela Associação da Parada do Orgulho LGBT: o primeiro carro, o sétimo e o último.

O primeiro trio a passar pela Avenida Paulista apresenta o tema da Parada deste ano: ?Homofobia tem cura: educação e criminalização ? preconceito e exclusão, fora de cogitação?. O sétimo trio, segundo a organização, traz mensagens positivas sobre a manifestação da identidade LGB. Já o último carro irá trazer uma campanha a favor do casamento homossexual, com integrantes vestidos de noivos e noivas.

A Parada LGBT sai do Masp, na Avenida Paulista, e segue no sentido Consolação. Os trios entram na Rua da Consolação e descem até a Praça Roosevelt, onde ocorre a dispersão. São ao todo 3,5 km de percurso. O último trio deve entrar na Rua da Consolação até as 16h e chegar às 18h na Praça Roosevelt, quando termina o evento.

Em 2011, a Parada LGBT reuniu 4 milhões de pessoas, sendo 83,8% residentes na cidade de São Paulo. Neste ano, a expectativa é ter um público de pelo menos 3,5 milhões de pessoas, mas não há previsão de contagem oficial de participantes.

Segurança e saúde

A Parada LGBT terá em seu percurso 1.500 policiais militares, com cerca de 120 veículos, entre carros e motos. Haverá também 600 guardas-civis metropolitanos, com 170 veículos.

Para o atendimento de saúde durante o evento, a organização contará com cinco hospitais de campanha montados ao longo do percurso. Três deles terão 50 leitos cada, além de ambulâncias e UTI móvel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES