Parada Gay deve reunir 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista

Pelo menos 400 mil turistas estão em SP para o evento, diz organização.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 3 milhões de pessoas deverão lotar a Avenida Paulista na tarde deste domingo (6) para participar da 14ª Parada do Orgulho Gay, pelos cálculos da organização. O evento começa às 12h e contará com 14 trios elétricos, que seguirão em direção ao Centro de São Paulo pela Rua da Consolação.

Com o tema ?Vote contra a homofobia, defenda a cidadania?, a edição 2010 dá à festa tons políticos. ?Já passamos da fase da visibilidade?, afirmou Manoel Antonio Ballester Zanini, tesoureiro da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT). ?O que a gente percebe do movimento é que está havendo um certo cansaço pela não resposta?, acrescentou, referindo-se à discriminação sofrida por homossexuais.

Para mostrar o descontentamento do movimento, o colorido dará lugar ao preto-e-branco na festa. ?Pensamos em demonstrar a indignidade na arte gráfica, em nossos materiais.? O organizador destaca um dos carros. ?Prestem atenção ao carro sobre homofobia no futebol?, relatou.

Turismo

Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), a parada é o evento que mais atrai turistas para a capital paulista. Pelo menos 400 mil turistas vindos de todo o Brasil e do exterior lotaram hotéis da cidade. Pesquisa do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) indica que a festa irá gera à cidade uma receita de até R$ 200 milhões.

?O turismo GLS é um segmento que cresce no mundo todo e movimenta fortemente a economia dos destinos caracterizados pela diversidade, uma das facetas mais marcantes da capital paulista?,afirmou o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales.

Para atender os estrangeiros, a Polícia Militar contará com policiais bilíngues que, além de garantir a segurança, serão responsáveis por tirar dúvidas de quem não fala português. Identificados com bandeiras dos países no uniforme, eles desenvolverão conversação em italiano, japonês, espanhol, inglês, francês e alemão.

Estrutura e segurança

Quem se sentir mal durante a festa poderá facilmente ser atendido. Haverá quatro postos médicos no trajeto: no Masp; na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação; no recuo do Cemitério da Consolação; e na Rua Maria Antônia. Cerca de 900 banheiros químicos, sendo 70 deles para deficientes, estarão distribuídos em todo o percurso.

A segurança dos participantes estará nas mãos de 3 mil homens, entre guardas-civis (700), policiais militares (1.300) e vigilantes particulares (1 mil). Eles atuarão para evitar qualquer ação homofóbica ou violenta que possa a vir ser praticada por grupos de intolerância ?como a que aconteceu no ano passado, quando um homossexual foi agredido e morto durante a parada.

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) está monitorando pela internet possíveis ações que estejam sendo feitas em sites contra a Parada Gay. Na mira dos policiais civis estão os Carecas, White Powers e Skinheads, maiores gangues de cunho homofóbico.

Ainda há a preocupação com a presença de punks, tradicionais rivais destes três grupos.

Geralmente, as gangues se concentram na Paulista, Consolação, Rua Augusta e região dos Jardins. ?Vamos ficar de olho em toda pessoa que for suspeita de integrar esses grupos de intolerância. Pessoas com coturno, cabeças raspadas?, afirma a delegada Margarette Barreto, titular da Decradi. A equipe conta ainda com um álbum e diversas fotos cadastradas de integrantes das gangues que já tiveram passagem pela polícia.

A própria organização da parada alerta para possíveis agressões e pede aos participantes que evitem ficar nas ruas ao término do evento. ?Incentivamos as pessoas a irem para casas noturnas e bares?, afirmou o presidente da APOGLBT, Alexandre Santos.

Transporte

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá realizar um esquema especial de trânsito. A Paulista será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre a Alameda Joaquim Eugênio de Lima e a Rua Peixoto Gomide entre as 10h e 11h30. A partir deste horário, a avenida será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre as ruas Peixoto Gomide e da Consolação.

A Consolação, por sua vez, será interditada a partir das 12h, em ambos os sentidos entre as avenidas Paulista e a Ipiranga; já a pista da esquerda, sentido Centro, será interditada entre as avenidas Ipiranga e São Luis.

A CET recomenda que o público utilize o transporte público para ir até a festa. No domingo, a companhia irá restringir o estacionamento de veículos nas ruas Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal, Antonio Carlos, Bela Cintra e na Alameda Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES