Paralisações de ônibus devem continuar na próxima semana, diz Sintetro

Mais uma paralisação do transporte público no Centro da capital: motoristas e cobradores reivindicam a assinatura da convenção coletiva.

Onibus | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina promoveram nesta sexta-feira (22) mais uma paralisação no Centro da capital. A categoria também parou as atividades por duas horas na quinta-feira (21) e planeja seguir com os atos na próxima semana. Eles reivindicam a assinatura da convenção coletiva que estipula as condições de trabalho.

Os trabalhadores requerem das empresas de ônibus o acordo que estabelece a atualização da folha de pagamento dos trabalhadores referente a 2020 e 2021. Eles reclamam que o Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Teresina (Setut) menciona apenas a assinatura da convenção coletiva do ano de 2022.

Segundo o Sintetro, mais atos estão previstos para a próxima semana (Foto: Raissa Morais)

"Queremos a assinatura dos anos de 2021 e 2022. O Setut só toca no assunto da convenção coletiva do ano de 2022, mas nós queremos as duas que já estão atrasadas. Dessa forma, do jeito que está, não é possível levar comida para casa, o trabalhador nunca sabe quanto vai receber no mês. Os transportes estão voltando, o teresinense já está saindo de casa e eles nunca resolvem esse impasse", relatou Miguel Arcanjo, secretário de Comunicação do Sintetro.

Miguel Arcanjo, do Sintetro, relata que os ônibus podem parar novamente (Foto: Raissa Morais)

Arcanjo informou ao meionorte.com que as paralisações devem continuar na próxima semana. Além disso, a categoria não descarta adoção de uma greve e parar por tempo indeterminado. "Se tiver que parar, nós vamos parar. Estamos dentro do nosso direito", disse.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou, na manhã desta quinta-feira (21), que referente às questões trabalhistas com os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina, as empresas já cumpriram o pagamento da folha da categoria no prazo de 72 horas. A frota da ordem de serviço acordada com a Prefeitura de Teresina tem sido cumprida e foi toda colocada à disposição dos passageiros do transporte coletivo.

Em nota, a entidade reforça que, "não compactua e nem tem participação na paralisação dos trabalhadores". O Setut diz ainda que "o Sindicato dos trabalhadores utiliza a não assinatura da Convenção Coletiva como pretexto e motivação para a promoção de paralisações".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES