Parceria dá oportunidade para castração gratuita de animais em THE

Somente em 2015, 1.500 animais foram recolhidos das ruas da capital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controle da natalidade é uma das principais preocupações das entidades que desenvolvem trabalho de proteção animal em Teresina. A cidade tem um alto número de cães e gatos abandonados nas vias públicas. De acordo com dados da Zoonoses, somente em 2015, 1.500 animais foram recolhidos das ruas de capital piauiense.

O nascimento desordenado e irresponsável dos bichanos é provocado, na maioria das vezes, pela falta de acesso da população carente aos serviços de castração. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina está em negociação avançada com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para firmar convênio que vai disponibilizar castração, gratuitamente, aos animais. As cirurgias serão realizadas no Hospital Veterinário da insituição superior.

A gerente do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde, Oriana Bezerra, explica que o acordo tem como objetivo oferecer o procedimento às pessoas consideradas de baixa renda enquanto o novo setor da Gerência não é construído na Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina.

O acordo deve oportunizar a castração de 80 animais por mês. “O projeto é voltado para família de pouca renda que terão que comprovar o salário por meio de questionário aplicado por nós”, explica Oriana Bezerra. De acordo com a gerente do Zoonoses, o termo do convênio está sendo analisado pela Procuradoria Geral da Universidade Federal do Piauí e a FMS aguarda o retorno da instituição. “Até onde eu sei, da parte da Ufpi, não houve nenhuma negativa ao acordo, mas temos que esperar a resposta”, disse Oriana.

Atualmente, o preço da castração acaba impedindo que os donos dos animais façam o procedimento. O valor do procedimento em uma clínica veterinária particular depende do peso do animal e pode variar entre R$ 200 e R$ 700. Assim, alguns deles, preferem maltratar e abandonar os cães e gatos nas ruas, o que é considerado crime com pena de detenção e multa, segundo a Lei Federal 9.605/9.

Há um ano desenvolvendo a ação de protetora de animais, Marina Consoli, considera que o acordo entre a PMT e a Ufpi é oportuno e vai contribuir diretamente para a diminuição de animais abandonados. “A melhor ação tomada pela Prefeitura - unida a um projeto de conscientização em escolas e empresas - será esse convênio. Uma família que já depende em alguns casos de ajuda do governo para manter os próprios filhos e a própria casa, consequentemente ainda que ame seus animais, acaba não tendo como controlar o cio e a procriação. A castração custa caro mesmo para quem não possui essa classificação da baixa renda, então imagine para os que realmente tem pouco dinheiro”,fala a jovem.

A administração municipal está intensificando ações de conscientização da população teresinense para adoção responsável de cães e gatos. Hoje (11) faz uma semana que a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lançou a campanha “Abandono ou Adoção – Você escolhe de que lado está”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES