Parnaíba terá primeira unidade de tratamento para dependentes químicos

O local terá capacidade para atender 60 pessoas

dependentes químicos | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Parnaíba, localizado a 318 quilômetros de Teresina, terá a sua primeira Unidade de Tratamento para Dependentes Químicos, com capacidade para atender 60 pessoas. A obra, que já foi aprovada pelo Ministério da Saúde, será realizada através da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

A unidade será implantada na sede da desativada escola Professora Maria da Penha. A reforma está orçada em cerca de R$ 500 mil, e contará com espaços de convivência, quartos, banheiros, refeitório, salas de atendimento, espaço para atividades, entre outros.

“O projeto já foi autorizado e está lançado no sistema do Ministério da Saúde. Agora, vamos ao local com um engenheiro para definir todas as adequações de que os espaços necessitam.

Esperamos que até o fim do ano possamos estar com tudo pronto para entregar à sociedade”, explica a gerente estadual de Atenção à Saúde mental, Leda Trindade.

A unidade terá como prioridade desintoxicar, tratar e auxiliar os dependentes químicos a voltarem ao convívio social. A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (Cedrogas) é o órgão responsável por supervisionar a gestão da Unidade.

“Iremos garantir que a metodologia de funcionamento seja a melhor possível, com tratamento preparado para oferecer um amplo conjunto de atividades para o paciente e preparação da equipe multidisciplinar”, destaca a coordenadora de Enfrentamento às Drogas, Jeannette Souza.

O local da instalação da Unidade para Tratamento de Dependentes Químicos é próximo a um posto de saúde, que servirá como reforço para exames médicos dos pacientes. Para o secretário Estadual da Saúde, Mirócles Veras, a instalação da unidade no município de Parnaíba é de extrema importância.

“Nós estamos apostando na oferta de serviços de saúde descentralizados por todo o estado. A instalação deste Centro reforçará o atendimento psicossocial para a região Norte do Piauí, que é de fundamental necessidade”, finaliza.

Clique e curta a página do Portal Meio Norte no facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES