O Parque da Cidadania recebe, neste domingo (23), a exposição fotográfica “Girassol”. A iniciativa da Clínica Oncocenter, em parceria com a Prefeitura de Teresina e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), faz alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Na exposição, 13 fotos mostram mulheres em tratamento contra o câncer em dia de modelo. Coloridas e vibrantes, as imagens de Tibério Hélio traduzem a feminilidade e a força dessas guerreiras, que, mesmo durante um momento delicado, como o tratamento da doença, não se deixam abater.

Parque da Cidadania inaugura exposição “Girassol” neste domingo (23) - Foto: AscomParque da Cidadania inaugura exposição “Girassol” neste domingo (23) - Foto: Ascom

“A exposição tem também um caráter de blitz educativa, já que serve de alerta que, não apenas no caso do câncer de mama, mas em todos os outros tipos de câncer e doenças, a prevenção é sempre o melhor remédio”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luis André. “Fora que é um excelente programa cultural. As fotos são lindas e a montagem está excelente. Tenho certeza que será um sucesso e que todos os que puderem conferir vão gostar”, aposta.

Muitas flores

Um ponto de ligação entre as fotografadas, além do tratamento contra o câncer de mama, são as flores. Elas estão presentes em quase todas as fotos. “E também há muita cor”, aponta a psicóloga da Oncocenter Palônia Andrade, idealizadora do projeto. “Tudo foi pensado para deixar o ambiente acolhedor e estimular a autoestima delas.”

Palônia conta ainda que o Girassol foi escolhido como título da mostra por ser uma flor que sempre busca a luz do sol, assim como estas mulheres que, com a sua luta contra a doença, optaram pela vida. Após o domingo no Parque da Cidadania, as fotos de Tibério Hélio poderão ser vistas na própria Oncocenter, sem necessidade de agendamento prévio.