Parque Lagoas do Norte será cercado

Constante alvo de bandidos e vândalos, o Parque Lagoas do Norte terá que ser fechado para garantir a segurança e manutenção da estrutura.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Lagoas do Norte, localizado no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina, possui uma estrutura linear em 7 km de extensão e uma peculiaridade: ele é aberto, sem grades. No entanto, tem sido alvo de uma constante criminalidade. Já foram registrados 57 boletins de ocorrência desde o ano de 2014. Além disso, só este ano, foram mais de 10 ocorrências. Vale ressaltar que o parque tem um Batalhão da Polícia Militar e sistema de videomonitoramento que auxilia na segurança da região, mas não tem sido suficiente para garantir a segurança e a estrutura preservada.

Diante da situação, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, confirmou na manhã da sexta-feira que o Parque será cercado. Esse olhar de reforço de segurança com a implantação de grades é resultado de experiências dos locais de lazer utilizado pelo teresinense, como Parque da Cidadania, localizado no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa e Parque; Parentão,  na zona Sul de Teresina.

Crédito: Lagoas do Norte

“Lagoas do Norte é um parque aberto e tem sido vítima de depredação. A rede elétrica de lá já foi depredada 51 vezes e é necessário que a gente use o conhecimento dos outros parques também”, contou o prefeito.

Ele afirma que a grade será  “bonita e delicada” e não vai interferir na beleza, somente garantir a segurança e intensificar a presença da Guarda Municipal e a parceria da Polícia Militar.

“A prefeitura tem  buscado um diálogo com a Secretaria de Segurança para resolver isso. Temos, sim, um    projeto de segurança em andamento na zona Norte, avançando para Santa Maria da Codipi, em parceria com a Polícia Militar”, contou o prefeito

A área da segurança terá um reforço. O prefeito de Teresina pretende enviar, no próximo ano, para a Câmara dos Vereadores, o projeto de criação da primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública. 

Firmino relata que o grupo de trabalho vai analisar o exemplo de outras capitais que possuem Secretarias nessa área. 

“Na quinta-feira havíamos colocado o trabalho de  participação do coronel Edvaldo Marques, do coronel John Feitosa, do delegado Samuel Silveira (secretário de Assistência Social e Cidadania) e do Luciano Nunes. Esses quatro ficaram encarregados de fazer um estudo das várias Secretarias de Segurança no Brasil afora", disse.

A ideia é que, ainda no primeiro trimestre de 2020, já tenha uma proposta fechada para enviar para a Câmara Municipal dos Vereadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES