Parque Nacional da Tijuca, no Rio, é reaberto para visitantes

Retomada das atividades no local acontece de forma gradual, obedecendo a todas as medidas para garantir a segurança sanitária dos visitantes

Vista da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro | : Luíola Vilella/ MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vista da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. Crédito: Luíola Vilella/ MTur

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu nesta quinta-feira (09.07) mais um importante atrativo turístico do país: o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A retomada das atividades no local acontece de forma gradual, obedecendo a todas as medidas para garantir a segurança sanitária dos visitantes. Em junho ouros parques foram reabertos: Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul, o de Brasília e o de Foz do Iguaçu (PR).

Entre as medidas adotadas, está a redução no número de visitantes e o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Além disso, o uso de cachoeiras, duchas, reservatórios, pequenas lagoas e a realização de confraternizações nas áreas abertas ainda não será permitida. Também não será possível o acesso aos mirantes e áreas de convivência ao ar livre, como espaços para piquenique e churrasco. O Cristo Redentor não estará aberto nesse momento.

Para alertar a população, o parque está todo sinalizado com cordões de isolamento nas áreas onde não estão permitidas a circulação e serão instalados banners com regras gerais para o funcionamento do parque. Devido à diversidade de atividades realizadas no local, outros protocolos devem ser estabelecidos: para o funcionamento da rampa de voo livre,  do Parque Lage, além de orientações para as atividades voltadas aos operadores de turismo que atuam nos limites da unidade de conservação.

Segundo o ICMBio, o Parque Nacional da Tijuca recebeu no ano passado quase 3 milhões de pessoas e é o campeão de visitas no Brasil. Desde o mês de março, as atividades de visitação nos parques nacionais e demais unidades de conservação foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES