Parques nacionais do Brasil receberam 11,8 milhões de turistas

O turismo de sol e praia mantém a liderança, com 59% da preferência.

Parque Nacional Serra da Capivara | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os parques nacionais do Brasil experimentaram uma onda sem precedentes de visitantes, atingindo o recorde de 11,8 milhões de pessoas no ano de 2023. O número representa um aumento de 15% em comparação ao ano anterior, conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão das unidades de conservação federais. 

O QUE SIGNIFICA: Este marco não só sinaliza uma recuperação expressiva em relação aos níveis de visitação pré-pandemia, mas também indica um interesse crescente do público por atividades ao ar livre e experiências imersivas na natureza. Este fenômeno é respaldado pelos resultados da pesquisa "Tendências de Turismo 2024", conduzida pelo Ministério do Turismo, que identifica o ecoturismo como a segunda preferência entre os viajantes brasileiros, escolhido por 27% dos entrevistados. 

QUEM É O LÍDER: O turismo de sol e praia mantém a liderança, com 59% da preferência. A partir desses dados, Carolina Fávero, coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, destacou o compromisso do ministério em promover o ecoturismo como uma estratégia para o desenvolvimento do turismo sustentável no país, especialmente considerando o aumento da procura por experiências que conectem os visitantes à natureza após a pandemia de covid-19.

🌳🏞️🌄  QUAIS OS DESTAQUES: O destaque entre os parques nacionais vai para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que se consagrou como o mais visitado, com mais de 4 milhões de pessoas em 2023 – um aumento notável de aproximadamente 25% em relação ao ano anterior. As trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas do parque continuam a atrair um público diversificado, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

QUAL O AUMENTO: Leonardo Freitas, analista ambiental especializado em uso público do Parque Nacional da Tijuca, relatou que o crescimento da visitação foi bem distribuído por toda a unidade, com locais de entrada gratuita como a Floresta da Tijuca e o Parque Lage experimentando um aumento de cerca de 30% em visitantes, enquanto áreas como o Corcovado e a Vista Chinesa viram seus números crescerem 27% e 15%, respectivamente.

MOTIVOS DE SUCESSO: Os parques nacionais se estabeleceram como pontos de interesse chave para visitantes, tanto locais quanto internacionais, representando 45% do total de frequentadores das unidades de conservação federais no Brasil. Este sucesso é atribuído ao foco na proteção das paisagens mais icônicas do país e ao desenvolvimento de atividades de interpretação ambiental, recreação ao ar livre e ecoturismo, como apontado por Paulo Faria, coordenador de Estruturação da Visitação do ICMBio.

🌲🌳🚵‍♀️🏞️🛶🐾🌄🚣‍♂️🏕️🦜 Parques brasileiros mais visitados em 2023: 

Ranking - Parques Nacionais - Nº de visitas

1º - Parque Nacional da Tijuca - 4.464.257 

2º - Parque Nacional do Iguaçu - 1.800.225 

3º - Parque Nacional de Jericoacoara - 1.487.283 

4º - Parque Nacional da Serra da Bocaina - 715.537 

5º - Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - 618.238 

6º - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - 408.235 

7º - Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal** - 323.149 

8º - Parque Nacional de Brasília - 300.603 

9º - Parque Nacional de Ubajara  - 210.898 

10º  - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - 208.974 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES